Desafio: Desenvolver uma nova estratégia de mídias pagas para impulsionar as vendas
O Submarino Viagens foi pioneiro na venda online de passagens aéreas, hotéis, pacotes e cruzeiros no Brasil. Por meio da tecnologia e de um sistema de reservas bastante abrangente, o consumidor pode encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas, hospedagens, pacotes turísticos, cruzeiros marítimos, passeios, aluguel de carros e seguro viagem, para embarques imediatos ou planejados.
A empresa possui ofertas competitivas e garantidas em mais de 200 mil hotéis e 750 companhias aéreas ao redor do mundo, oferecendo opções para quem viaja a lazer ou a negócios, acompanhado ou sozinho. Desde 2015, o Submarino Viagens faz parte do CVC Corp, maior grupo de empresas de viagens das Américas.
O Submarino Viagens já possuía uma conta madura no Google Ads e estava começando a ter dificuldade de continuar escalando seus resultados de forma rentável, uma vez que já tinha boa cobertura dos termos de maior rentabilidade. Seu maior desafio era encontrar novas formas de impulsionar as vendas por meio de anúncios de links patrocinados.
Resultados: Google Machine Learning
Como parceiro do Submarino Viagens, a Performa Web implementou uma nova estratégia de lances automáticos com base em dados históricos, contexto, comportamento e perfil do usuário.
O time de mídia deixou de atuar com a atribuição de último clique (Last Click Attribution), um modelo que ignora todas as interações anteriores do usuário e considera somente o último clique realizado, e passou a atuar com um modelo de atribuição baseado em dados (DDA, ou Data Driven Attribution).
Neste novo modelo, o Google Machine Learning considera toda a jornada do usuário e determina quanto crédito deve ser atribuído a cada clique. Assim, mesmo que o anúncio não converta de imediato, é possível analisar que os cliques anteriores foram fundamentais para a conversão do usuário em cliente.
Com essa nova estratégia, A Performa Web gerou resultados surpreendentes em pouco tempo. Em um ano, o Submarino Viagens teve o ROI (retorno sobre investimento) aumentado em 58% e a receita, em 57%.
Resultados Alcançados
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+ 57%
receita (YoY) -
+ 58%
ROI (YoY) -
- 1%
de investimento (YoY)
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