Como o design impacta na experiência
Já acessou um site em que encontrou facilmente as informações que procurava, de maneira muito intuitiva, e sentiu satisfação com o layout, o conteúdo e a experiência?
É o design UX, focado na experiência do usuário, em conjunto com o design UI (User Interface, ou design de interface do usuário), a interface do usuário na página, que torna isso possível.
Essas práticas se baseiam em análises de comportamento dos visitantes do seu site e, graças a isso, antevêem as interações que serão feitas ali.
Em outras palavras, o serviço de UX Design consiste em colocar a experiência do cliente com o site como um fator-chave na hora do desenvolvimento. O seu potencial cliente deve ter uma excelente experiência do primeiro ao último contato com o site para desejar retornar e realizar novas transações de forma recorrente.
Uma página intuitiva possibilita que as informações buscadas pelo visitante sejam facilmente encontradas. Ela exige o mínimo de atenção, fazendo com que sua experiência seja leve, sem informações em excesso a serem digeridas.
E para que a experiência do usuário seja a melhor possível, o UX design é baseado em quatro pilares:
- Usabilidade: é de extrema importância que um site seja intuitivo para facilitar seu uso, fazendo com que o usuário tire o máximo de proveito dos recursos oferecidos;
- Utilidade: ele também deve ser útil e agregar valor ao seu público-alvo, oferecendo soluções aos problemas dele;
- Acessibilidade: o design responsivo torna uma página acessível em qualquer dispositivo, seja computador, tablet ou smartphone;
- Funcionalidade: as páginas devem ser funcionais e executar as funções para as quais foram desenvolvidas.
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