Acelere a velocidade da sua página: checklist de verificação de velocidade e desempenho de sites

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Acelere a velocidade da sua página: checklist de verificação de velocidade e desempenho de sites

Está querendo melhorar a pontuação da velocidade e desempenho de sites com os quais trabalha? Então, você precisa ler esse artigo na íntegra. Afinal, se você não gosta da pontuação de velocidade da sua página, o Google também não! 

Logo, se o seu site está no amarelo (ou pior ainda, no vermelho), você precisa melhorar a velocidade e o desempenho da página do seu site. Se não fizer isso, seu site e sua empresa pagarão um preço alto nos quesitos tráfego, leads e receita, já que o Google dá prioridade a sites rápidos ao compilar seus resultados de pesquisa.

Ajude seu site a alcançar uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa — e obtenha todos os benefícios de uma posição no topo — com nosso checklist de verificação de velocidade e desempenho de sites. Com este checklist de verificação de desempenho em 13 etapas, você pode melhorar a velocidade do seu site e sua capacidade de gerar receita para a sua empresa.

Checklist de verificação de velocidade do seu site para 2022

Este checklist de verificação de velocidade de sites é capaz de fornecer à sua empresa uma visão geral completa e um processo passo a passo para melhorar a velocidade da sua página, o que ajudará sua empresa a aumentar o desempenho geral do site, incluindo métricas como classificações e vendas online. 

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Foto de Markus Winkler no Unsplash

1.  Verifique a velocidade da página

A velocidade atual da sua página é a base para checklist de velocidade do seu site. Seu relatório de velocidade da página determinará o que você precisará fazer para otimizar e melhorar a velocidade da sua página. É por isso que você deve testar seu site usando várias ferramentas confiáveis ​​de velocidade de página.

Algumas ferramentas a serem usadas incluem:

Essas ferramentas fornecerão um parâmetro no que se refere à velocidade da sua página.

2.  Avalie a compatibilidade com dispositivos móveis

Enquanto você testa a velocidade da sua página, você também deve verificar a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site.

Como o Google usa um índice que prioriza dispositivos móveis, você vai querer criar um site rápido para dispositivos móveis. Se você tiver um site rápido para computador, mas um site móvel lento, sua empresa terá dificuldades em se classificar bem nos resultados de pesquisa, o que afetará seu tráfego e a capacidade do seu site de gerar vendas e leads a partir desse tráfego.

Use as seguintes ferramentas para verificar a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site:

Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, você precisará executar algumas etapas adicionais que vão além deste checklist de verificação de desempenho do site . Na maioria dos casos, você pode criar um site compatível com dispositivos móveis por meio de um design responsivo, o que envolve um trabalho de design e desenvolvimento.

3.  Teste a acessibilidade

Toda empresa deseja tornar seu site acessível a todos, incluindo pessoas com deficiência. Infelizmente, no entanto, muitos sites não são acessíveis. 

Antes de começar a otimizar a velocidade da página, verifique a conformidade de seu site com as leis. Você pode usar uma ferramenta web como a WAVE, por exemplo, ou uma ferramenta de navegador, como o Lighthouse do Chrome.

Qualquer uma dessas ferramentas irá alertá-lo sobre problemas de não conformidade, como texto alternativo ausente, problemas de contraste de cores e muito mais.

4.  Auditar o tempo de resposta do servidor

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Foto de ROBIN WORRALL no Unsplash

Um tempo de resposta lento do seu servidor pode prejudicar o desempenho do site e também a experiência do usuário. Isso porque seu servidor determina quando sua página começa a ser carregada – ele responde às solicitações para carregar sua página.

Você pode pensar no tempo de resposta do servidor como uma recepcionista. Se a recepcionista não atender, o telefone toca, toca e toca, o que deixa quem está ligando frustrado e em espera. Uma vez que a recepcionista atende, no entanto, quem está ligando pode começar a obter informações.

As ferramentas que você pode usar para verificar o tempo de resposta do servidor ou o tempo até o primeiro byte (TTFB) incluem:

Os tempos de resposta do servidor que excedem 600 milissegundos (ms) obtêm uma nota de reprovação de ferramentas como a Lighthouse. Idealmente, você deve ter um TTFB abaixo de 200ms porque esse tempo fornecerá a melhor (e mais rápida) experiência do usuário para os visitantes de seu site. Alguns problemas podem causar um baixo tempo de resposta do servidor, incluindo:

  • Roteamento lento
  • Consultas de banco de dados demoradas
  • Memória insuficiente

Você pode otimizar ou melhorar essas áreas realizando as seguintes ações:

  • Investir em um hardware de servidor atualizado para aumentar sua memória
  • Mudar para um sistema de banco de dados mais rápido
  • Alterar como seu servidor consulta ou prioriza bancos de dados
  • Atualizar a lógica do aplicativo do seu servidor para otimizar os tempos de resposta

Com melhorias como essas, você pode progredir no aumento da velocidade de sua página.

5.  Invista em uma rede de distribuição de conteúdo (CDN)

Embora seja um item opcional da lista de verificação de velocidade do site, uma CDN pode causar um tremendo impacto na velocidade da sua página.

Uma CDN melhora a velocidade da página, fornecendo aos visitantes um acesso mais rápido ao seu conteúdo. Isso porque uma CDN armazena seu site ou conteúdo em vários data centers de todo o mundo. Quando alguém visita seu site, sua CDN usa o data center mais próximo para entregar seu site.

Alguns exemplos de provedores confiáveis ​​de CDN incluem:

Se sua empresa recebe tráfego de todo o mundo ou mesmo dos EUA, considere um CDN. Isso ajudará você a fornecer uma experiência de usuário mais rápida, o que pode afetar métricas cruciais, como leads online e receita gerada.

6.  Excluir plugins desnecessários

Este item do checklist de velocidade e desempenho de sites é obrigatório para empresas que utilizam um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como WordPress, Shopify ou Joomla!, porque essas plataformas geralmente incentivam as empresas a personalizarem seus sites com plugins. Embora úteis, os plugins podem deixar seu site significativamente mais lento.

Os seguintes plugins, por exemplo, são notórios por tornar os sites WordPress mais lentos:

  • Backup Buddy
  • Facebook Chat
  • ShareThis
  • WP Social Bookmarking Lite

Isso não significa que você deve remover todos os plugins lentos do seu site.

Alguns, como o Backup Buddy, compensam muito porque fazem backup do seu site automaticamente. Outros, no entanto, podem não fornecer o mesmo valor. Em alguns casos, você pode nem usar mais o plugin!

Tique este item da checklist de verificação de velocidade do site ao fazer login no seu CMS e revisar seus plugins.

Determine o valor de cada plug-in para sua empresa e seu site, além de saber se o plug-in tem um histórico de causar lentidão na velocidade do site. Em seguida, crie uma lista de plugins a serem removidos e passe pelo processo de desinstalação.

7.  Reduza os redirecionamentos

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Foto de Benjamin Dada no Unsplash

Redirecionamentos, também chamados de 301s, também podem afetar a velocidade da página.

Um redirecionamento afetará negativamente a velocidade da sua página, estendendo o ciclo de solicitação-resposta para pegar e entregar uma página. Você pode melhorar a velocidade da sua página reduzindo o número de redirecionamentos que você tem para uma página.

Por exemplo, em vez de “www.example.com/tools/” redirecionando para “www.example.com/items/” e depois para “www.example.com/products/”, faça “www.example.com/ tools/” redirecione para “www.example.com/products/” e remova “www.example.com/items/” da equação.

Você pode verificar redirecionamentos em seu site usando uma ferramenta gratuita como o Screaming Frog.

O Screaming Frog rastreia todo o site (ou até 500 URLs) e fornecerá um relatório de redirecionamento completo. Basta executar o rastreamento, clicar na guia “Códigos de resposta” e filtrar seus resultados para erros de “Redirecionamento (3xx)”. Você ou seu desenvolvedor podem trabalhar no backend para resolver quaisquer cadeias de redirecionamento.

8.  Integrar AMPs

Páginas aceleradas para dispositivos móveis (AMPs) também podem ajudar a aumentar a velocidade da página.

“Para empresas que usam WordPress, é fácil começar a ter AMPs. Basta instalar o plug-in AMP.”

Como mais de 50% do tráfego mundial da Internet vem de dispositivos móveis, vale a pena criar uma experiência móvel rápida e otimizada. Sem mencionar que o Google agora se concentra em um índice que prioriza dispositivos móveis, o que significa que ele rastreia e indexa a web a partir da perspectiva de um usuário móvel.

Se você quiser começar a usar AMPs, precisará de um desenvolvedor ou de um plug-in. Para empresas que usam o WordPress, é fácil começar a usar AMPs. Basta instalar o plug-in AMP. Empresas sem um site WordPress, no entanto, precisarão da ajuda de um desenvolvedor para criar uma versão AMP das páginas existentes.

9.  Remova CSS desnecessário

Incluir códigos CSS desnecessários em suas páginas também pode levar a um site lento.

Códigos CSS desnecessários são quaisquer códigos CSS que sua página não usa. Por exemplo, suas páginas de produtos e páginas de blog podem fazer referência ao mesmo arquivo CSS, mas usar partes diferentes dele. Elas não exigem todos os dados incluídos. Para otimizar a velocidade máxima da página, inclua apenas o CSS ou as regras de estilo que uma página precisa.

10. Minimize CSS, JavaScript e HTML

Além de remover códigos CSS desnecessários, otimize seu CSS, bem como seu HTML e JavaScript. Esse processo não requer tanto trabalho manual quanto a última etapa desta lista de verificação de velocidade e desempenho de sites. 

Economize tempo usando as seguintes ferramentas para reduzir CSS, HTML e JavaScript automaticamente:

Essas ferramentas excluirão espaços, vírgulas e quaisquer outros caracteres desnecessários para você. Para obter os melhores resultados com essa tática de otimização de velocidade de página, faça backup de sua página antes de atualizar seu código com a versão minificada para proteger-se contra erros.

11. Compacte arquivos CSS, HTML e JavaScript

Depois de reduzir seus arquivos CSS, HTML e JavaScript, você pode compactar esses arquivos.

Esta etapa do checklist de verificação de velocidade e desempenho de sites também é rápida e simples. 

Você pode usar uma ferramenta como Gzip, por exemplo, para compactar seus arquivos, o que diminuirá o tamanho do arquivo. Alternativas ao Gzip incluem 7-Zip, Pigz, AZipe Brotli. Embora você não precise compactar todos os arquivos, certifique-se de compactar todos os arquivos com mais de 150 bytes.

12. Compacte imagens

Além de compactar seus arquivos CSS, HTML e JavaScript, você também vai querer compactar as imagens do seu site.

Quando se trata de compactar imagens, evite usar as ferramentas mencionadas anteriormente, como Gzip ou 7-Zip. Em vez disso, use uma ferramenta dedicada à compactação de imagens, como Squoosh, Kraken ou Smush. Você também pode usar um programa de edição de fotos como o Adobe Photoshop para compactar suas imagens para a web.

 

13. Habilite o cache do navegador

O cache do navegador é uma técnica útil para melhorar a velocidade da página para visitantes repetidos.

Com o cache do navegador, você permite que os navegadores armazenem em cache ou salvem informações da página, como suas imagens, JavaScript e CSS, para que, quando um usuário retornar ao seu site, o navegador possa usar essas informações coletadas para renderizar a página mais rapidamente.

Não tem certeza se o seu site usa o cache do navegador? Verifique com uma extensão de navegador gratuita como YSlow.

O YSlow determinará se o seu site usa o cache do navegador e, se usa, quando o cache expira – ou quando os navegadores devem remover as informações salvas. Se você não tiver certeza de quanto tempo seu cache deve durar, a maioria dos sites define o cache do navegador por um ano.

Você pode adicionar o cache do navegador ao seu site fazendo com que seu desenvolvedor atualize seu arquivo .htaccess.

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Imagem de Daniel Roberts no Pixabay

Perguntas frequentes sobre a velocidade e desempenho de sites

Você tem perguntas adicionais sobre como melhorar a velocidade da sua página e o desempenho do seu site? Use nosso FAQ!

O que é velocidade da página?

A velocidade da página é uma medida de quão rápido o conteúdo é carregado em uma página.

Por que a velocidade da página é importante?

A velocidade da página é importante pelos seguintes motivos:

  • Influencia sua classificação nos resultados de pesquisa em mecanismos de pesquisa como o Google
  • Afeta a experiência dos usuários
  • Interfere nas decisões dos usuários, como permanecer no site ou comprar um produto

Se você tiver um site lento, sua empresa terá dificuldades para atingir suas metas, seja gerando mais tráfego no site, leads ou compras. As pessoas (e os mecanismos de busca) não toleram um site lento. 

O que é uma boa velocidade de página?

Como mais de 80% dos usuários esperam que um site seja carregado em três segundos ou menos, você pode considerar uma velocidade de página inferior a três segundos boa. 

Não consigo melhorar a velocidade da minha página. O que mais eu posso fazer?

Se estiver com dificuldades para melhorar a velocidade da sua página, peça ajuda. Uma empresa especializada em otimização de velocidade de página, como a Performa Web, por exemplo, pode ajudar sua empresa a melhorar a velocidade de página fazendo alterações de front-end e back-end, como otimização de imagem, redução de código e muito mais.

Melhore a velocidade e desempenho da sua página com ajuda profissional

A velocidade e desempenho de sites é importante para o sucesso online da sua empresa. Mesmo que você opere online, seu site desempenha um papel significativo na atração de leads para o seu negócio. É por isso que a implementação de uma checklist de verificação de desempenho de velocidade do site é tão crítica.

Na Performa Web, nossa equipe interna de desenvolvedores pode ajudar sua empresa a melhorar a velocidade de sua página.

Com nossos serviços, seu site terá a velocidade avaliada e melhorada. Essas atualizações ajudarão sua empresa a obter todas as vantagens de um site rápido, desde mais tráfego até mais vendas. 

Entre em contato conosco pelo formulário de contato ou ligue para +55 11 3059-2950 para saber como nossa equipe pode ajudar a sua!

3 thoughts on “Acelere a velocidade da sua página: checklist de verificação de velocidade e desempenho de sites

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