Como criar um calendário de redes sociais para planejar o seu conteúdo
Como criar um calendário de redes sociais para planejar o seu conteúdo
O que fazer viagens de carro ao redor do país, discursos de casamento e marketing de redes sociais têm em comum? Planejamento. Não podemos te ajudar com viagens ou discursos de casamento, mas temos uma solução para o planejamento da sua próxima campanha de marketing nas mídias sociais: usar um calendário de redes sociais!
A maioria dos profissionais de marketing digital agora reconhecem que as redes sociais são essenciais para uma estratégia de marketing de chegada eficaz. Com tantas plataformas disponíveis, então é crucial se manter organizado e planejar quando e o que você irá compartilhar em cada uma delas.
Antes de mergulharmos na lista de melhores ferramentas para ficarmos organizados, eis o que você precisa saber sobre calendários de redes sociais:
- O que é e como criar um calendário de mídia social?
- Ferramentas de calendário de conteúdo de mídia social para planejar suas mensagens
- Modelos de Mídia Social
- Os benefícios de usar um calendário de conteúdo
- Exemplos de calendário de mídia social
- Como criar um cronograma de postagem para o seu negócio
- Como criar um calendário de conteúdo
- Qual é o melhor calendário de mídia social?
O que é um calendário de redes sociais?
Um calendário de mídia social é o resumo dos seus posts a serem publicados, organizados por data e horário. Um calendário de mídia social pode ser uma planilha, calendário digital ou quadro interativo.
Para conseguir o melhor valor do seu calendário, ele precisa incluir as seguintes informações:
- A data e horário que o post será publicado
- A rede social e a conta da rede que será publicada
- Materiais que serão inclusos, como a copy, hashtags, links e gráficos
Como Criar um Calendário de Mídia Social
Então, para criar um calendário de mídia social eficiente, você deveria:
1. Conduzir uma auditoria de redes sociais
Uma auditoria de redes sociais avalia a sua presença na mídia social, contas e engajamento para que seja possível ver o que está funcionando e o que não está, além das melhorias que precisam ser feitas.
2. Escolha seus canais de mídia social e o conteúdo que você vai postar.
Após realizar uma auditoria de mídia social, você deve entender de forma minuciosa quais canais seu público usa e o tipo de conteúdo que eles preferem. Além disso, você deve usar suas descobertas para determinar em quais canais investirá e o conteúdo que publicará em cada um deles.
Por exemplo, você pode perceber que seu público prefere seu conteúdo de bastidores no Instagram, mas acessa o Twitter para fazer perguntas e saber mais sobre seu produto. Nesse caso, você pode postar fotos divertidas dos bastidores e Reels no Instagram e, em seguida, usar o Twitter para compartilhar informações sobre seu produto e responder às perguntas dos consumidores.
3. Decida o que seu calendário deve incluir.
Seu calendário de mídia social deve ser feito sob medida para os seus objetivos, portanto, você precisará incluir informações no calendário para obter o resultado desejado. Para começar, seu calendário deve incluir o seguinte:
- As plataformas que você está usando;
- O dia e a hora em que suas postagens serão publicadas;
- Links, gráficos, vídeos e copy.
Após se adaptar melhor ao calendário para redes sociais, talvez você queira expandi-lo e incluir o seguinte:
- Os materiais específicos da plataforma incluem Reels, TikTok LIVE, enquetes, postagens de compra, etc.;
- Segmentação geográfica;
- As campanhas associadas ou verticais, como lançamentos de produtos e concursos
4. Obtenha feedback.
Depois que seu calendário estiver completo, compartilhe-o com sua equipe e partes interessadas para obter feedback e garantir que ele atenda às necessidades de todos. Ao usar o calendário, você pode encontrar maneiras de melhorá-lo ou expandi-lo; você vai precisar estar aberto a feedbacks contínuos.
Ferramentas de calendário de redes sociais para planejar seus posts
1. Modelo de Excel da HubSpot para download
Calendário de Conteúdo | Preço: Gratuito
Os profissionais de marketing já usam o Excel para diferentes tipos de relatórios e análise de dados, mas essa ferramenta multifacetada também é perfeita para organização de calendário de conteúdo de mídia social. O Excel pode ser customizado segundo as prioridades e métricas que sua equipe está focada; por isso, é uma ótima opção para planejamento. Este recurso gratuito pode redigir postagens de mídia social ou enviá-las em massa para um aplicativo de publicação para maximizar a eficiência.
Por que gostamos dessa ferramenta de mídia social:
Os profissionais de marketing com equipes pequenas e cargas de trabalho pesadas vão adorar este modelo intuitivo. Ele atua como planejador, rastreador e arquivador de conteúdo de mídia social, tornando-o perfeito para compartilhar seu plano social com as partes interessadas e consultá-lo quando precisar redirecionar o conteúdo antigo.
2. Google Drive
Calendário de conteúdo e organização de ativos | Preço: Gratuito para uso pessoal. Os planos do Google Workspace para empresas começam em US$ 6 por mês.
O Google Drive tem vários recursos úteis que facilitam para os profissionais de marketing de mídia social criar um calendário de conteúdo eficaz.
Aqui está um exemplo de como uma equipe pode usar o Google Agenda para rastrear seus calendários editoriais e de mídia social para garantir que as postagens estejam alinhadas com o novo conteúdo do blog. Várias equipes podem compartilhar facilmente esses calendários para evitar conflitos de agendamento e alinhar campanhas.
Além disso, os profissionais de marketing também podem usar planilhas compartilhadas do Google para agendar postagens em mídias sociais, acompanhar o status de diferentes partes do conteúdo e atribuir tarefas aos membros da equipe sem alternar entre as plataformas.
Com a ajuda do Google Docs, os usuários podem manter os comentários em um só lugar e colaborar em diferentes projetos sem enviar e receber e-mails ou agendar uma reunião. Este é um recurso útil ao editar conteúdo para mídia social, que pode precisar ser elaborado e aprovado rapidamente.
Por que gostamos dessa ferramenta para fazer um calendário de redes sociais:
O Google tem vários produtos que podem ser usados juntos para criar fluxos de trabalho rápidos e contínuos. Portanto, você encontrará valor no sistema do Google Drive se publicar dezenas de postagens diárias em várias plataformas ou estiver construindo um canal para seu negócio freelance.
3. Loomly
Planejamento de conteúdo, criação, publicação e calendário | Preço: teste gratuito de 15 dias. O plano Base custa US$26 por mês para dois usuários e 10 contas quando você escolhe o contrato anual.
Se você deseja obter mais raio de ação em seu calendário de redes sociais, pode recorrer a uma plataforma de planejamento e publicação de conteúdo tudo-em-um, como o Loomly.
O Loomly oferece ferramentas além do agendamento e gerenciamento de conteúdo. Essa ferramenta fornece inspiração e direção para ajudá-lo a criar conteúdo. Ele também permite que você gerencie seus conteúdos, agende postagens, visualize-os como uma lista ou calendário, e análise quais postagens estão funcionando e quais precisam funcionar.
O conjunto de recursos mais robusto do Loomly inclui um ambiente de colaboração e aprovação para que as equipes possam enviar modelos, fornecer comentários e sinalizar para aprovação. Isso pode ajudá-lo a simplificar os processos de eficiência quando houver muitas pessoas envolvidas em um projeto específico.
Por que gostamos do Loomly:
Essa ferramenta pode fazer as duas coisas se sua equipe for responsável por redes sociais orgânicas e pagas. E se sua equipe deseja evitar o uso de sua conta pessoal para tarefas de mídia social, pode responder a comentários e respostas diretamente no Loomly. Ou seja, isso significa que eles não precisarão fazer login em cada plataforma nativa para interagir com os seguidores.
4. Trello
Controle de Tarefas e Calendário de Conteúdo | Preço: Grátis para uso individual. O plano Padrão começa em US$5 por mês, cobrado anualmente
Se você está procurando uma ferramenta organizacional altamente eficiente para a colaboração em equipe, sugerimos que experimente o Trello. Essa plataforma oferece uma visualização completa de calendário, facilitando a visualização de qual conteúdo será lançado e quando. Mais especificamente, os gerentes de mídia social podem usar os “cartões” de atribuições flexíveis do Trello , além doos “quadros” e “listas” personalizáveis para mapear listas de tarefas, gerenciar um calendários de redes sociais, planejar uma campanha ou para armazenar ideias de “brainstorming”.
Você não está limitado a apenas uma estrutura, no entanto. Os usuários podem personalizar as placas de acordo com suas necessidades. Por exemplo, uma equipe pode criar um quadro para organizar postagens de mídia social para uma determinada semana em uma plataforma específica ou postar ideias sobre um tópico, como uma campanha ou dia de conscientização.
Por que gostamos dessa ferramenta para planejar um calendário de redes sociais:
Os cartões do Trello podem ser atribuídos a diferentes membros da equipe, marcados com datas de vencimento e comentados. Os usuários podem até mesmo personalizar rótulos com vários status de publicação para que toda a equipe possa ver o andamento de suas postagens de mídia social e quando elas devem aparecer no calendário. Os rótulos também podem indicar diferentes redes sociais onde o conteúdo está sendo publicado.
5. SproutSocial
Publicação Social e Calendário de Conteúdo | Preço: O plano Padrão começa em US$249 mensal para cinco perfis sociais, cobrado anualmente.
O Sprout Social para calendário de redes sociais facilita o planejamento e o agendamento de postagens sociais por equipes ou indivíduos. Você pode agendar o conteúdo para postar automaticamente no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e muito mais.
Além disso, você também pode marcar cada post e adicionar notas para rastrear e relatar sua estratégia de postagem e campanhas. Adicionalmente, seu pacote de publicação inclui o “Optimal Send Times”, que analisa seus dados de mídia social e publica automaticamente quando seu público está mais envolvido.
Por que gostamos dessa ferramenta:
Ter ideias de conteúdo para redes sociais pode levar tempo e esforço. A ferramenta de “Sprout Social Listening” permite que profissionais de marketing descubram conversas de nicho nas quais seu público está interessado. A partir daí, você pode participar da conversa para reconhecimento da marca ou iniciar sua discussão sobre o tópico para aumentar seus seguidores.
6. Evernote
Calendário de Conteúdo, Controle de Tarefas, e Organização de Ativos | Preço: O plano básico é gratuito. Entretanto, você pode criar um modelo customizado usando o programa pessoal por US$8.99 por mês.
O Evernote é um aplicativo de anotações que os profissionais de marketing podem usar para acompanhar todas as partes móveis de uma campanha de rede social.
A ferramenta também apresenta logs anuais, mensais, semanais e horários, facilitando o rastreamento quando você publica nas redes, produz conteúdo de blog e outras prioridades de toda a equipe. (O Evernote oferece modelos personalizáveis para cada um deles e podem ser baixados no aplicativo.)
Outro recurso útil é a extensão Web Clipper do Evernote para Chrome. Os profissionais de marketing podem usar essa ferramenta para salvar facilmente os links em seu Evernote Notebook para compartilhar mais tarde.
Por que gostamos do Evernote para planejar um calendário de redes sociais:
O aplicativo móvel Evernote também possui recursos interessantes para ajudar os profissionais de marketing a manter suas ideias de conteúdo organizadas. Por exemplo, você pode facilmente tirar uma foto e salvá-la em seus arquivos Evernote para revisão posterior. Esse recurso é de particular valor para criadores de conteúdo que acumulam fotos para publicar no Instagram
7. Hootsuite
Publicação Social e Calendário de Conteúdo | Preço: O plano Profissional começa em US$49 por mês com um teste gratuito de 30 dias.
O Hootsuite oferece uma ferramenta de planejamento integrada para ajudá-lo a criar campanhas, identificar lacunas de publicação e colaborar com sua equipe de criação de conteúdo. Seus principais recursos estão na publicação social com antecedência, mas também possui recursos avançados para colaboração e aprovações de postagens.
Você pode até fazer uma curadoria de conteúdos de outras fontes sem fazer login na sua conta. Após criar o conteúdo, você pode visualizá-lo com a ferramenta “Composer”, que o exibe conforme o formato exclusivo de cada rede social.
Por que gostamos do Hootsuite:
A colaboração cruzada é um grande negócio para qualquer equipe de marketing e a Hootsuite tem uma maneira de tornar isso ainda mais acessível. A plataforma possui uma biblioteca de conteúdo integrada que serve como ponto único para toda a sua organização. Sua equipe de vendas precisa de uma folha de dicas de recursos do produto? Atendimento ao cliente procurando detalhes sobre o recurso mais recente do produto? Tudo isso e muito mais pode ser encontrado na biblioteca de conteúdo Hootsuite.
8. Agorapulse
Publicação Social e Calendário de Conteúdo | Preço: O Plano individual é gratuito, ou você pode usar o plano Profissional para pequenos times começando por US$79 por mês.
Assim como o Hootsuite, o Agorapulse oferece ferramentas de publicação e um calendário de redes sociais para gerenciar facilmente suas contas. Isso inclui agendamento (ou reagendamento), enfileiramento e envio de postagens em massa, o que é incrivelmente útil para equipes que usam planos de conteúdo trimestrais ou mensais.
Por que gostamos desta ferramenta:
O diferencial da Agorapulse é sua caixa de entrada social, que permite gerenciar todas as interações de várias plataformas em um único lugar. Afinal, o conteúdo não é apenas uma atividade pronta; trata-se de aumentar a conscientização e o envolvimento com seus leitores.
9. StoryChief
Planejador de Conteúdo e Distribuição | Preço: Preços para times começando em US$100 por mês, cobrado anualmente.
Se você deseja mais do seu calendário de conteúdo do que saber quando as postagens são publicadas, o StoryChief é sua opção. Com o calendário inteligente do StoryChief, você pode criar estratégias e planejar melhor sua estratégia de conteúdo em todos os canais.
Isso por que a plataforma exibe muito mais do que o seu horário — também permite atribuir tarefas aos colaboradores e filtrá-los por campanha. O StoryChief descreve sua ferramenta como uma “plataforma de distribuição de conteúdo” que unifica análises e publicações em vários canais para uma abordagem mais simplificada para a criação de conteúdo.
Por que gostamos do StoryChief para fazer um calendário de redes sociais:
Acredite ou não, existem algumas semelhanças entre o marketing de redes sociais e o marketing de SEO – o StoryChief preenche essa lacuna com sua ferramenta de Copywriting e SEO. Ao destacar as áreas em que você pode melhorar sua copy para o leitor (e, posteriormente, para os mecanismos de pesquisa), você pode escrever um conteúdo mais preciso e engajador que funcione nas mídias sociais e em seu site ou blog.
10. ClearVoice
Criação de Conteúdo e Gerenciamento | Preço: Preços para o Nível 1 começam em US$510 por mês.
E quanto ao planejamento e criação de conteúdo? O ClearVoice oferece ferramentas de criação de conteúdo para se adequar ao seu fluxo de trabalho. Sua grande reivindicação à fama é a Pesquisa de Rede de Talentos, que permite encontrar e conectar-se a criadores de conteúdo para trabalhar em seus projetos. Além disso, o ClearVoice também possui recursos para gerenciamento de tarefas para colaboradores internos e externos.
Ou seja, você pode criar, editar e aprovar projetos em uma interface que facilita o gerenciamento editorial. Além disso, ele também inclui um painel e um calendário editorial dinâmico com muitas funcionalidades interativas e integrações com outros softwares populares.
Por que gostamos dessa ferramenta:
Nem toda equipe social está trabalhando para uma grande agência ou cliente. Para equipes de conteúdo freelance que desejam se manter organizadas e pontuais com suas publicações de mídia social, o ClearVoice oferece alguns dos mesmos ótimos recursos a um preço personalizado.
11. Zerys
Criação de Conteúdo e Gerenciamento | Preço: Use o Calculador de Preço do Zerys para uma estimativa
O Zerys é outra plataforma que combina você com seus freelancers de criação de conteúdo ideais. No entanto, ele se comercializa como uma plataforma dedicada ao sucesso do conteúdo, oferecendo recursos de planejamento, produção, publicação, promoção, conversão e análise de conteúdo.
Por que gostamos dessa ferramenta de mídia social:
É possível gerenciar projetos de conteúdo ilimitados, planejar palavras-chave e títulos para conteúdo de blog, contratar redatores e visualizar prazos em um calendário de redes sociais integrado. Com os recursos de gerenciamento de projetos que o Zerys oferece, os redatores podem usar a plataforma para produzir sempre um trabalho de qualidade no prazo.
Os benefícios de usar um calendário de conteúdo de mídia social
Uma estratégia de redes sociais bem-sucedida requer publicação regular e envolvimento com seguidores para ver resultados positivos – seja em termos de SEO, reconhecimento de marca, geração de leads ou todos os três. Portanto, se você ainda não tiver um calendário de redes sociais, aqui estão 4 fatos para despertar seu interesse:
- Você pode se adaptar perfeitamente quando os planos mudarem usando um calendário de conteúdo. Em outras palavras, é possível planejar posts para semanas ou meses de antecedência, liberando horas de trabalho para criar estratégias futuras. A melhor parte é que você sempre pode deixar espaço para as últimas notícias ou eventos atuais em seu setor.
- Aumente seu público em cada plataforma selecionando conteúdo especificamente para eles. Por exemplo, seus seguidores do Instagram querem ver Reels e vídeos, enquanto seus seguidores do Twitter gostam de frases de efeito rápidas e citações compartilháveis. Planejar esse conteúdo usando um calendário de mídia social economizará seu tempo durante a semana e garantirá que você seja cuidadoso e intencional ao postar em cada site.
- Otimize sua estratégia social acompanhando o desempenho do seu conteúdo mês a mês. Sem um calendário, é possível que você esteja publicando conteúdo no vácuo.
- Aproveite os feriados de mídia social para alcançar um público novo, mas relevante. Com a ajuda de um calendário, os profissionais de marketing podem planejar feriados e dias comemorativos, como o Dia Nacional do Gato, quando podem adaptar seu conteúdo e se envolver com um público mais amplo.
Exemplos de Calendários de Mídia Social
1. Calendário de Mídia Social da Jotform
O calendário da Jotform não é apenas visualmente atrativo e funcional. As Guias no topo revelam um plano social para cada canal que você execute a sua estratégia, incluindo eventos presenciais ou virtuais.
Se você está pensando em seu calendário social baseado neste, lembre-se de incluir uma guia para detalhes do conteúdo e quem do seu time ficará responsável por criar o conteúdo. É possível que você tenha que separar as guias por mês para manter as coisas mais organizadas.
2. Calendário de Marketing de Mídia Social da Firefly
Quer seguir uma rota mais tradicional com seu calendário de mídia social? Experimente um modelo do Planilhas Google como o criado pela Firefly Marketing. Cada guia é dedicada a um mês diferente, enquanto a planilha inclui todos os canais que você pode precisar na parte superior.
As linhas são separadas por semana, para que você possa identificar rapidamente a data e a hora em que um post esta agendado. . Nossa parte favorita deste modelo é a coluna já pronta de feriados de mídia social com datas divertidas que seu público vai amar.
Como criar um cronograma de postagem de mídia social para sua empresa
Agendar os posts nas redes sociais da sua empresa pode ajudá-lo a fornecer conteúdo de forma consistente a seus seguidores sem se preocupar com prazos apertados. As estratégias podem diferir dependendo da plataforma e você deve considerar não apenas o que está postando, mas também quando e com que frequência.
Ao criar um cronograma de postagem social e ajustar o cronograma para cada plataforma, você pode aumentar as chances de que suas postagens alcancem seu público.
O Meta Business Suite do Facebook facilita o agendamento de postagens e histórias para o seu negócio.
Agendando uma postagem no Facebook no desktop
Passo 1: Para agendar uma postagem usando o Meta Business Suite em seu computador, comece selecionando a página do Facebook da sua empresa no menu suspenso no canto superior esquerdo da barra lateral.
Passo 2: Em seguida, clique em Postagens e Stories ou Calendário e clique em Criar postagem.
Passo 3: Clique no Feed de notícias do Facebook para agendar a postagem no seu feed de notícias.
Passo 4: Insira os detalhes de sua postagem, incluindo texto, mídia e um link ou local. Se você adicionar uma foto à sua postagem, não poderá adicionar uma visualização do link. Clique em “Call to Action” ou “Sentindo/Atividade”.
Passo 5: Uma pré-visualização aparecerá à direita enquanto você cria sua postagem. Você pode alterá-la para ver como sua postagem ficará no computador e no celular usando o menu suspenso na parte superior da janela.
Passo 6: Após criar sua postagem, clique na seta ao lado de Publicar e clique em Agendar Postagem. Selecione a data e a hora em que deseja que sua postagem seja publicada e clique em Agendar para agendar sua postagem.
Agendando uma postagem no Facebook no celular
Passo 1: Usando o aplicativo móvel Meta Business Suite, você também pode agendar postagens no Facebook. Comece clicando em Postar para criar uma nova postagem.
Passo 2: Insira os detalhes de sua postagem, incluindo texto, mídia, links, cor de fundo e sentimento/atividade. Em seguida, escolha a página do Facebook da sua empresa para publicar no Facebook.
Passo 3: Toque em Agendar para mais tarde e selecione a data e a hora em que deseja que sua postagem seja publicada. Em seguida, toque em Agendar para agendar sua postagem.
Assim como o Facebook, o Instagram também usa o Meta Business Suite para agendar postagens.
Agendando uma postagem do Instagram no computador
Passo 1: Para agendar uma postagem no Instagram usando o Meta Business Suite em seu computador, comece conectando sua conta do Instagram ao Meta Business Suite.
Passo 2: Assim que sua conta do Instagram estiver conectada, clique no menu suspenso no canto superior esquerdo da barra lateral e selecione sua conta do Instagram.
Passo 3: Clique em Postagens e Stories ou Calendário e clique em Criar Postagem. Clique em Feed do Instagram para agendar a postagem no seu feed do Instagram.
Passo 4: Insira os detalhes de sua postagem, incluindo texto, mídia e um link ou local opcional. Se você optar por adicionar um link à sua postagem do Instagram, ele não mostrará uma visualização da foto.
Passo 5: Uma pré-visualização aparecerá à direita enquanto você cria sua postagem. Você pode alterar a visualização para ver como sua postagem ficará no computador e no celular usando o menu suspenso na parte superior da janela.
Passo 6: Após criar sua postagem, clique na seta ao lado de Publicar e clique em Agendar Postagem. Selecione a data e a hora em que deseja que sua postagem seja publicada e clique em Agendar para agendar sua postagem.
Agendando uma postagem no Instagram no celular
Passo 1: Como no Facebook, você pode agendar postagens do Instagram no celular usando o aplicativo móvel “Meta Business Suite”. Comece tocando em Postar para criar uma nova postagem.
Passo 2: Insira os detalhes da sua postagem, incluindo texto, mídia e links. Em seguida, escolha a página do Instagram da sua empresa para publicar no Instagram.
Passo 3: Em seguida, toque em Agendar para mais tarde e selecione a data e a hora em que deseja que sua postagem seja publicada.
O LinkedIn não oferece aos usuários a capacidade de agendar postagens. Ainda assim, usando software de terceiros, você pode facilmente criar e agendar publicações no LinkedIn.
Passo 1: Você pode agendar Tweets para sua empresa fazendo login em sua conta do Twitter Ads e navegando até a Criativos > Tweets. Para acessar a guia Criativos em sua conta do Twitter Ads, sua conta deve ter um cartão de crédito cadastrado.
Passo 2: Clique em Novo Tweet no canto superior direito e crie seu Tweet. Se você deseja que seu Tweet seja visto apenas por usuários que você segmentou em uma campanha de anúncios promovidos, clique na caixa de seleção Somente Promovidos. Deixe esta opção desmarcada se desejar que o tweet seja visto organicamente por seus seguidores.
Passo 3: Após escrever seu tweet, clique na seta para baixo ao lado de Tweet, clique em Agendar e selecione a data e a hora em que deseja que o tweet seja postado.