20 maneiras de aumentar efetivamente a sua taxa de conversão
20 maneiras de aumentar efetivamente a sua taxa de conversão
Você já ouviu falar do termo “paralisia por análise”? É o conceito que diz que ter opções demais pode inibir a capacidade de uma pessoa de tomar uma decisão. Os visitantes do seu site também podem passar por isso se ele tiver muita informação visual ou um design confuso.
Quando isso acontece, seus visitantes não se convertem em leads. Portanto, aumentar sua taxa de conversão é benéfico para reduzir seu custo por aquisição.
Abaixo, vamos falar sobre como podemos aumentar a taxa de conversão do seu site, tanto para computador quanto para celular.
20 maneiras de aumentar a taxa de conversão
- 1. Use um planejador de CRO.
- 2. Encurte seus formulários.
- 3. Inclua provas sociais.
- 4. Acompanhe o modo com que as pessoas interagem com seu site.
- 5. Adicione bate-papos ao vivo.
- 6. Teste suas ofertas.
- 7. Faça testes A/B.
- 8. Aumente a confiança e remova o atrito.
- 9. Crie campanhas de e-mail para carrinhos abandonados.
- 10. Comunique sua proposta de valor.
- 11. Incorpore elementos multimídia em suas páginas de destino.
- 12. Escreva CTAs fortes.
- 13. Elimine distrações desnecessárias.
- 14. Atenda às expectativas do seu público.
- 15. Melhore a velocidade da sua página.
- 16. Otimize-a para dispositivos móveis.
- 17. Aprimore o processo de compra.
- 18. Seja criativo com seu marketing para mobile.
- 19. Faça ajustes em seu site para dispositivos móveis.
- 20. Localize seu conteúdo.
Como aumentar a taxa de conversão em seu site
1. Use um planejador de CRO.
Começar a otimizar sua taxa de conversão pode parecer uma tarefa assustadora.
Mas então, qual o primeiro passo para melhorar sua taxa de conversão? Usar um planejador de CRO.
Com um planejador de CRO, você poderá analisar e desenvolver uma estratégia para aumentar sua taxa de conversão. Se tiver dificuldades ou dúvidas sobre como fazer isso, a Performa Web pode te ajudar!
2. Encurte seus formulários.
Uma razão pela qual os usuários não convertem é porque há atrito no processo. Por exemplo, se você tiver um formulário longo, os visitantes podem hesitar em preenchê-lo.
Ou seja, é seu trabalho eliminar a hesitação. Ao encurtar seus formulários, você transmitirá confiança para seu público. Além disso, quando se leva menos tempo para preenchê-los, usuários têm mais chances de completá-lo.
3. Inclua provas sociais.
Você sabia que 89% dos consumidores verificam as avaliações online antes de fazer uma compra? O estudo do Canvas8 encomendado pela Trustpilot também descobriu que 49% dos consumidores consideram as avaliações positivas uma de suas três principais influências de compra. Sem dúvida, sua reputação e presença online afetam sua taxa de conversão. É por isso que você deve incluir provas sociais em seu site.
Você pode vincular seu site ao seu Yelp ou a qualquer outra página de diretório onde os clientes tenham deixado comentários.
Além disso, você também deve adicionar depoimentos e avaliações diretamente em seu site para que os visitantes não precisem acessar um site de terceiros.
Deve ficar evidente que seus clientes gostaram de usar seu produto ou serviço. Se não for, sua taxa de conversão sofrerá.
4. Acompanhe o modo com que as pessoas interagem com seu site.
Será difícil melhorar sua taxa de conversão se você não entender como os usuários estão interagindo com seu site.
Mas como você pode ver onde os visitantes estão ficando confusos? Com as ferramentas de análise de sites, você pode ver as gravações de tela dos usuários em seu site. Você verá no que eles clicam, se ignoram uma oferta ou se param de preencher um formulário no meio.
Além disso, essas ferramentas devem incluir mapas de calor do seu site, para que você possa ver quais elementos se destacam e o que chama a atenção.
Uma ferramenta como o Crazy Egg pode ajudá-lo a ver o que você está fazendo bem e diagnosticar quais áreas do seu site você precisa melhorar. Você também deve calcular sua taxa de conversão e analisar por que os visitantes não estão se convertendo em seu site.
5. Adicione bate-papos ao vivo.
Quando um visitante da web não se converte, ele pode ter uma dúvida ou preocupação sobre seu produto ou serviço.
Para evitar a perda de clientes em potencial, considere adicionar um chat ao vivo ao seu site.
Com o bate-papo ao vivo, seu atendimento ao cliente ou funcionários de vendas podem aliviar as preocupações dos clientes em potencial que estejam em cima do muro. Isso pode ser feito através de plataformas que automatizam esse processo facilmente.
6. Teste suas ofertas.
Às vezes, pode parecer que você já verificou tudo – escreveu um conteúdo forte, incluiu provas sociais e otimizou seus formulários… mas ainda não está convertendo.
Quando isso acontece, é hora de verificar suas ofertas de conteúdo. Elas se alinham com o seu público? Elas são criativas e atraentes? As ofertas fazem sentido para a página em que estão?
Pense em suas ofertas atuais e responda a essas perguntas.
Por exemplo, oferecer uma avaliação ou consulta gratuita é bastante genérico. Ofertas tangíveis e atraentes sempre têm um desempenho melhor do que uma oferta genérica. Para melhorar as conversões, você precisa analisar e testar suas ofertas de conteúdo.
7. Faça testes A/B.
Nem sempre é fácil saber o que está funcionando e o que não está. Quando isso acontecer, você deve realizar testes A/B.
Veja quais tipos de títulos, cores, textos, layouts e CTAs funcionam para seu público. Seja criativo com seus experimentos.
Por exemplo, você pode tentar testar um tipo totalmente novo de CTA ou alterar completamente o formato de seus textos.
8. Aumente a confiança e remova o atrito.
Os usuários não converterão se não confiarem em sua marca ou sofrerem atrito no processo.
Então, como você pode aumentar sua confiança?
Você pode usar várias táticas, incluindo garantias de reembolso, atualizar o conteúdo do site regularmente, evitar links com spam e tornar o site fácil de usar.
Se parece que você não postou um blog em dois anos ou há muitos links quebrados – isso é atrito e cria desconfiança.
Além disso, você pode incluir biografias de equipe para que seu público saiba de quem está obtendo informações.
9. Crie campanhas de e-mail para carrinhos abandonados.
Você já entrou em um site, adicionou algo ao seu carrinho, mas decidiu não comprar? Todos nós fazemos isso e isso significa que isso provavelmente também deve estar acontecendo em seu site.
Então, você não deve esquecer esses clientes em potencial. Se alguém abandonar o carrinho, deverá receber uma campanha de e-mail de carrinho abandonado.
Com esse tipo de campanha de e-mail, você enviará aos usuários um lembrete sobre os produtos em seu carrinho, enviará uma mensagem de acompanhamento e talvez inclua um desconto ou oferta.
Se você não enviar este e-mail, estará perdendo conversões.
Como Aumentar a Taxa de Conversão da Página de Destino (Landing Page)
10. Comunique sua proposta de valor.
Em qualquer página de destino, sua proposta de valor deve ser claramente comunicada. Para fazer isso, você precisa ter uma compreensão sólida de quem é seu público e sua persona do comprador.
Escreva seus textos especificamente para seu público-alvo. Por exemplo, você pode abordar seus objetivos, motivações e pontos problemáticos.
Além disso, você deve discutir os benefícios do seu produto ou serviço ao invés dos recursos. Os benefícios ajudarão seus clientes em potencial a imaginarem suas vidas com seu produto, enquanto os recursos são fáceis de ignorar.
Seus textos devem comunicar como seu produto ou serviço pode resolver o problema do seu público. Se você não está convertendo, você deve verificar e ver o quão bem escritos estão seus textos.
11. Incorpore elementos multimídia em suas páginas de destino.
Você já pediu algo em um restaurante e quando o pedido chegou, ele parecia completamente diferente do que você imaginava?
Você não quer que isso aconteça quando as pessoas comprarem de você. Para evitar isso, inclua imagens e vídeos do seu produto ou serviço em suas landing pages.
Elementos multimídia tornam seu site mais confiável. Além disso, é a maneira preferida de se consumir conteúdo.
Para melhorar sua taxa de conversão, tente adicionar imagens de gráficos e tabelas ou depoimentos em vídeo ao seu site.
12. Escreva CTAs fortes.
Um grande componente da conversão é o seu call-to-action (CTA). Seu CTA pode ser baixar uma oferta, compartilhar uma postagem nas mídias sociais ou assinar sua newsletter.
Seja o que for, você precisa incluir CTAs em todo o seu site e páginas de destino. Normalmente, isso significa que eles estarão claros e facilmente acessíveis.
“Os profissionais de marketing precisam adotar uma abordagem Cachinhos Dourados quando se trata de colocar CTAs, pois às vezes, um posicionamento não é suficiente”, explica AJ Beltis, gerente sênior de marketing da HubSpot. “Mas é muito fácil ter um CTA aparecendo com tanta frequência que chega a parecer spam para os visitantes de um site.” Cada página de destino terá apenas uma chamada para ação, mas será incorporada várias vezes em uma página.
Normalmente, quanto mais cedo um CTA aparecer em uma página, melhor, diz Beltis. Caso contrário, você corre o risco de os visitantes que não rolarem para baixo o suficiente perderem completamente o ponto de conversão.
O importante a notar é que você pode acessar o CTA não importa onde você esteja na página. Remover o risco para o visitante (como oferecer uma garantia) e comunicar essa mensagem claramente em seu CTA irá incentivá-lo a agir.
13. Elimine distrações desnecessárias.
Falando em CTAs… é importante remover qualquer coisa em sua página de destino que prejudique os visitantes na hora de realizarem uma ação preferida. Livre-se de links, pop-ups ou opções de navegação desnecessárias que possam desviar a atenção de um visitante.
Uma página entupida ou desordenada tem menos probabilidade de converter visitantes. Você tem apenas alguns segundos para conquistá-los, e uma página difícil de navegar irá desencorajá-los a ficar por aqui.
14. Atenda às expectativas do seu público.
Quando alguém clica em seu site depois de ler sua meta-descrição no Google ou ver seu anúncio de mecanismo de pesquisa, sua página de destino precisa cumprir com suas expectativas.
Você tem que cumprir as promessas que foram feitas nesse conteúdo. Por exemplo, se um usuário vê esta postagem no Google, espera encontrar estratégias para melhorar sua taxa de conversão. Se eles clicarem e esta página tivesse apenas fotos de filhotes, eles ficariam confusos.
Se uma página de destino não entregar o que um usuário pensou que estava recebendo, ele não converterá. É por isso que você precisa pensar em todo o processo, desde ver um anúncio, acessar sua página de destino e baixar uma oferta.
Se uma landing page não estiver convertendo, revise os posts nas redes sociais e descrições de mecanismos de pesquisa para ver se você estará cumprindo as promessas feitas.
Como Aumentar a Taxa de Conversão Móvel
15. Melhore a velocidade da sua página.
Quando se trata de conversão mobile, um grande obstáculo é a velocidade da página. Este é o tempo que leva para o seu conteúdo aparecer na tela.
Você sabia que 40% das pessoas abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar? Especificamente em dispositivos móveis, um atraso de um segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões.
Se a sua página para dispositivos móveis também não estiver convertendo bem, analise a velocidade da sua página com as ferramentas do Google PageSpeed. Isso testará a velocidade da sua página para dispositivos móveis.
Para melhorar a velocidade da sua página, as imagens precisam ser menores e compactadas. Além disso, seu site deve ser responsivo e otimizado para dispositivos móveis.
16. Otimize-a para dispositivos móveis.
Desde que o Google mudou para a indexação mobile-first, a otimização para dispositivos móveis tem sido mais importante do que nunca. Se você não otimizar para estes dispositivos, suas classificações do Google poderão ser afetadas, o que pode reduzir as conversões.
Você deve estar se perguntando: “Como otimizar meu site para mobile?”
Antes de começar, é importante lembrar que as experiências mobile e desktop são diferentes.
Você pode usar a ferramenta de teste para mobile do Google para ver se seu site é compatível com dispositivos móveis. Com essa ferramenta, você receberá recomendações sobre como melhorar o desempenho em dispositivos móveis do seu site.
Por exemplo, talvez você precise aumentar sua fonte em dispositivos móveis, compactar suas imagens ou melhorar a velocidade da página.
17. Aprimore o processo de compra.
Fazer uma compra no seu telefone deve ser um processo simples.
Isso significa que você não deve ter muitas etapas no processo de checkout e seus botões de pagamento devem ser fáceis de ver e clicar.
Além disso, tente remover as restrições em formulários online onde você coleta informações de pagamento. Pessoalmente, sempre fico preso em formulários para mobile porque o nome da minha cidade é muito longo (22 caracteres).
Os usuários devem poder fazer o check-out como convidados e usar qualquer método de pagamento que desejarem, seja Google Pay, Apple Pay ou PayPal.
Em última análise, este processo deve ser fácil e indolor. Um processo de checkout complicado reduzirá as conversões em dispositivos móveis.
18. Seja criativo com seu marketing para mobile.
Quando você deseja aumentar sua taxa de conversão para mobile, isso não significa apenas que você precisa adaptar seu site à experiência em dispositivos móveis. Você também pode começar a ser criativo e executar campanhas de marketing somente para mobile.
Por exemplo, talvez você possa iniciar uma campanha de mensagem de texto SMS ou usar notificações push em seu aplicativo.
Essas técnicas criativas e prontas para uso podem ajudar a aumentar sua taxa de conversão em dispositivos móveis.
19. Faça ajustes em seu site para dispositivos móveis.
Como as experiências mobile e desktop são diferentes, seus sites mobile e desktop devem ser diferentes.
Por exemplo, seu formulário de para assinaturas de e-mail pode ser menor ou inexistente em seu site móvel. Além disso, você provavelmente usará CTAs diferentes em seu site para dispositivos móveis.
No celular, menos é mais. Seu site mobile deve ser simples e eliminar distrações. Isso pode significar que você simplificou a sua navegação e usa um menu de hambúrguer para facilitar encontrar o conteúdo em seu site.
20. Localize seu conteúdo.
Os usuários de dispositivos móveis geralmente estão em seu site porque procuram informações de contato, desejam saber sua localização, encontrar rotas ou pesquisar comentários.
É por isso que você deve otimizar para o marketing local. Isso significa adicionar páginas de localização ao seu site, gerenciar suas listagens de diretórios online e criar conteúdo local.
Para melhorar suas taxas de conversão em dispositivos móveis, considere localizar seu conteúdo para ter um melhor desempenho em pesquisas locais.
Empatia com os clientes
No fim das contas, todos nós já fomos consumidores antes. Dê um passo para trás, olhe para o quadro geral, coloque-se no lugar do seu cliente e pense se você faria uma compra em seu site.
E se tiver dificuldades ou dúvidas sobre como fazer isso, a Performa Web pode te ajudar!