Substituição do Google Universal Analytics pelo Google Analytics 4: tudo o que você precisa saber
Substituição do Google Universal Analytics pelo Google Analytics 4: tudo o que você precisa saber
Primeiramente, você precisa saber que no próximo dia 1º de julho, o Universal Analytics (também chamado de UA ou GA) será substituído pelo Google Analytics 4 (GA4). Por isso, é muito importante que empresas e profissionais estejam preparados para essa substituição e que façam essa migração o quanto antes.
Embora essa mudança possa parecer intimidadora, é uma grande oportunidade para aprimorar estratégias de marketing digital, principalmente a análise de dados, e planejar ações mais precisas e orientadas a resultados
Neste artigo, você vai saber sobre as principais mudanças das versões do GA e como migrar agora mesmo.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a versão mais recente do Universal Analytics, a solução de métricas do Google. Ele nada mais é do que uma ferramenta que registra a jornada dos usuários, desde o navegador utilizado para acesso, cliques, duração das sessões, origem e muito mais.
Ele foi lançado em novembro de 2005 e foi originalmente desenvolvido a partir do software Urchin on Demand que o Google adquiriu. A princípio, estava disponível apenas por convite, uma vez que a procura pela ferramenta era grande e ficou assim até meados de agosto de 2006.
De lá para cá passou por três grandes mudanças, que também resultaram em trocas de nomes: Classic Analytics (2007), Universal Google Analytics (2013) e agora Google Analytics 4 (que vem sendo implementado desde 2020).
Nesta nova atualização, será possível acompanhar dados de um ou mais domínios da web e também de aplicativos, o que torna a vida de profissionais de marketing muito menos complicada.
O GA4 foi desenvolvido para aprimorar a análise de dados, mas também para melhorar a privacidade dos usuários com o intuito de se adequar às novas leis de privacidade de dados (LGPD, GDPR, CCPA, etc.). Em outras palavras, é uma ferramenta avançada de rastreamento sem cookies.
Quais as diferenças entre Universal Analytics e Google Analytics 4?
A principal mudança que houve entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4 é que no GA, os dados são coletados com base em exibições de páginas e no GA4 são criados em torno de eventos. Ou seja, tudo o que o usuário faz dentro das suas páginas, como cliques em CTAs, visualizações em vídeos e cliques em links podem ser rastreados. Isso permite uma melhor compreensão de como os usuários se comunicam com o seu site e/ou aplicativo.
Mas, além deste, outros pontos também mudaram. Confira:
1. Interface de relatórios
A interface do GA4 está muito mais simples e intuitiva. Por exemplo, agora os relatórios exibem informações agrupadas dos sites e aplicativos. Além disso, outros tipos de relatórios e métricas foram adicionadas.
Entretanto, vale ressaltar que, assim que você começar a utilizar esta nova atualização, não será possível visualizar muitos relatórios, pois você precisará rastrear eventos para gerar esses relatórios.
A nova interface de relatórios do Google Analytics 4 tem cinco seções: Ciclo de Vida, Usuário, Eventos, Explorar e Configurar. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:
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Ciclo de vida
Em “Ciclo de vida” você encontra todas as informações sobre a origem do seu usuário e como ele se comporta em seu site ou app. Nesta seção estão disponíveis quatro tipos de relatórios: aquisição, engajamento, monetização e retenção.
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Usuário
Aqui estão disponíveis informações demográficas sobre os seus visitantes, sendo possível extrair relatórios referentes a todos os países que acessaram o seu domínio e, também, individualmente, com dados sobre os tipos de dispositivos (mobile e desktop), navegadores e sistemas operacionais mais utilizados.
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Eventos
Já nesta seção, você encontra todas as informações referentes a eventos e conversões em seu site e/ou aplicativo.
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Explorar
Em explorar você pode criar o que chamamos de relatórios personalizados, com as métricas que você acha necessário analisar para o seu negócio.
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Configurar
Nesta última seção você encontra todas as ferramentas necessárias para criar um novo público, atribuir usuários e públicos, e, também, configurar direitos de acesso. Aqui também está disponível o “DebugView”, que ajuda a configurar os dados coletados, entender o comportamento dos usuários e detectar possíveis problemas.
2. Cookies
Como falado anteriormente, o Google Analytics 4 foi desenvolvido para oferecer mais tranquilidade aos usuários ao não utilizar cookies como ferramenta de análise. Em vez disso, através dos eventos que são criados na plataforma, o GA4 faz uso do aprendizado de máquina e da sua Inteligência Artificial para mapear os seus dados de forma muito mais eficiente.
3. Limite de Dados
Você já deve saber que cada evento é enviado para os servidores do Google e quanto mais dados enviados, maiores as chances de sobrecarregarem os serviços utilizados, o que fez com que o Google colocasse limites de hits na versão gratuita do Google Analytics.
Por exemplo, na versão gratuita a sua propriedade poderia ter até 10 milhões de acessos, 200 mil usuários por dia e 500 acessos por sessão. Além disso, também tinha limites referentes a quantos hits eram possíveis de se enviar por segundo.
Agora, esses limites não se aplicam às propriedades do Google Analytics 4. Isso porque o GA4 utiliza um sistema de filas que o Google desenvolveu para que vários eventos possam ser agrupados na mesma solicitação de rede, o que não deve sobrecarregar os seus servidores.
Entretanto, vale ressaltar que isso não significa que o GA4 não possui limitações, só que agora as limitações são outras. Por exemplo, há um número máximo de eventos distintos que você pode rastrear. Para entender melhor essas limitações, o próprio Google preparou um artigo sobre isso. Basta clicar aqui para ler.
4. Funis personalizados
Anteriormente, os funis estavam disponíveis apenas no Google Analytics 360 Suite, a versão premium do Analytics. Mas, agora, eles estão disponíveis para todos os usuários da plataforma.
Eles permitem que você obtenha insights sobre como o seu funil de vendas funciona e qual estágio é o mais fraco. Assim, é possível aprimorar as suas ações a fim de oferecer uma melhor experiência para os seus clientes, a partir do estágio em que ele está e acompanhar mais de perto tudo.
5. Interligação com outras ferramentas
O Google Analytics 4 permite que você exporte seus dados brutos para/ou do BigQuery, Google Ads e Google Tag Manager. Assim, as suas análises de interações com os clientes e desempenho do negócio podem ser mais aprofundadas. Com esta integração você pode:
- Usar dados do GA4 como entrada para criar modelos de aprendizado de máquina;
- Combinar dados obtidos de outras fontes, como por exemplo o Ad Manager;
- Visualizar facilmente todos os seus dados.
Então, por que migrar agora para o Google Analytics 4?
Embora muitos profissionais ainda tenham dúvidas sobre esta migração, a Performa Web recomenda que isso seja feito o quanto antes possível.
Isso porque, por uma razão técnica, o GA4 não importará os seus dados históricos. Ele apenas coletará informações a partir do momento que você implementar o código. E começar esta migração com antecedência permitirá que você se adapte ao novo modelo e, assim, se sentirá mais confortável em trabalhar exclusivamente com ele no futuro breve.
Como migrar para o GA4?
Então agora que você já conhece a história do Google Analytics, as diferenças entre o UA e GA4, falta saber como fazer a migração para a nova plataforma. Aqui estão as quatro etapas que serão necessárias para seguir com uma transição bem-sucedida. Vamos lá?
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1ª Etapa: Criar uma propriedade no Google Analytics 4
Primeiramente, você precisa ir na seção “propriedade” e escolher “assistente de configuração do GA4”. Em seguida, será necessário criar uma nova propriedade do Google Analytics 4 – uma janela aparecerá te notificando sobre o que esperar.
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2ª Etapa: Configurar a propriedade
Nesta etapa você precisa adicionar a tag GA4. Se você instalou o GA por meio da versão gtag.js do código de acompanhamento em seu site, poderá enviar dados automaticamente para a sua propriedade do GA4. Entretanto, se estiver usando o Google Tag Manager (GTM), precisará instalar uma nova tag da seguinte forma:
- Clique na opção “Tag installation”;
- Escolha o fluxo de dados;
- Copie o ID de rastreamento de sua nova propriedade do GA4;
- Acesse o GTM para criar a nova tag;
- Na seção “Configuração da tag”, escolha “Google Analytics: Configuração do GA4”;
- Insira o ID no campo “ID de medição”;
- Selecione “Todas as páginas” na seção “Acionamento” para adicionar a tag GA4 a todas as páginas do seu site e nomeie a tag;
- Salve a etiqueta.
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3ª Etapa: Verificar se as tags estão funcionando corretamente
Na terceira etapa você precisará confirmar se a tag está funcionando corretamente e enviando os dados do seu site/app para o GA4. Para isso, insira a URL do seu site e escolha “conectar”. Em seguida, volte para o Assistente de Tags e verifique se a nova tag GA4 foi disparada com a tag existente do UA.
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4º Etapa: Publicar a tag
Depois de ter testado a sua tag, chegou a hora de publicá-la. Basta clicar em “enviar” e depois em “publicar”. Em seguida, os seus dados começaram a chegar. Com isso, os principais passos para fazer a migração do UA para o GA4 foram feitas. Apesar disso, muitas outras coisas podem ser feitas após a publicação da tag, pois o Google adicionou configurações adicionais, como:
- Configure a funcionalidade “Medição aprimorada”;
- Ative os Indicadores do Google;
- Conecte sua conta do Google Ad Manager;
- Configure Conversões e muito mais.
Em resumo, o Google Analytics 4 permitirá que empresas e profissionais de marketing rastreiem melhor os seus usuários, tráfego, campanhas e investimentos. Nós da Performa Web já estamos implementando essa migração para os nossos clientes e aguardamos com ansiedade e curiosidade por essa grande mudança na forma de analisar dados. Fale conosco e descubra como trabalhamos para performar sempre além das expectativas.