Público semelhante no Google Ads não está mais ativo, por quê?

público semelhante no Google Ads

Público semelhante no Google Ads não está mais ativo, por quê?

Desde 1º de maio de 2023, o segmento de público semelhante no Google Ads não está mais ativo. Mas, por quê? 

Quem trabalha com marketing digital já estava sabendo disso desde novembro de 2022 e teve a possibilidade de ir se adaptando aos poucos. Mas, se você foi pego de surpresa e quer entender o que fazer para não se prejudicar com essa mudança, chegou ao lugar certo. 

E se mesmo após ler este artigo na íntegra, ainda surgir dúvidas de como seguir com as suas campanhas, conte com a Performa Web! Nós estamos há 11 anos no mercado e somos especialistas em performance. Ao contratar os nossos serviços, você contará com o apoio de uma equipe que é Google Partner Premier e certificada pelo Google com uma das melhores agências de marketing digital do Brasil!  

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Mas por que está acabando o público semelhante no Google Ads? 

Antes de mais nada é importante falar que o segmento de público semelhante é uma ferramenta do Google Ads que ajudava os anunciantes a encontrar novos públicos-alvo com comportamentos de pesquisas parecidas ao público-alvo das suas campanhas de remarketing. 

Em outras palavras, o Google Ads observava a atividade de pesquisa dos públicos-alvo das campanhas de remarketing e encontrava outros públicos semelhantes a esses automaticamente.

Mas, com o avanço das preocupações em relação a dados e privacidade online, o Google teve que se adaptar para atender a essas necessidades. 

Além deste ponto, a mudança de estratégias e abordagens de marketing digital é outro fator importante por trás do desaparecimento do público semelhante no Google Ads. Isso por que o Google está se concentrando em estratégias duráveis como automação, para ficar à frente dessas mudanças.

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O que está substituindo o público semelhante no Google Ads?

Com o encerramento da segmentação de público semelhante no Google Ads, o Google passou a oferecer outras soluções para ajudar a aproveitar seus dados primários e alcançar o público-alvo certo. Essas soluções incluem lances inteligentes, expansão de público e segmentação otimizada.  Entenda melhor abaixo! 

Lances inteligentes 

A estratégia de lances inteligentes do Google usam o Machine Learning para otimizar as conversões ou o valor da conversão em todos os leilões. Recomendamos que você use os lances inteligentes em campanhas de pesquisa ou de Shopping. 

Mas atenção: se você estiver usando os lances inteligentes em uma campanha de desempenho máximo, não precisa fazer nenhum ajuste em sua estratégia. Isso porque este tipo de campanha aproveita automaticamente os sinais de seus dados primários. 

 

Expansão do público-alvo do Google 

A expansão de público ajuda a alcançar pessoas semelhantes àquelas que estão em seus dados primários, incluindo os dados dos seus grupos de anúncios. Aqui, recomendamos que use apenas em campanhas de vídeo de consideração e alcance. 

 

Segmentação otimizada do Google 

Por último, mas não menos importante, a segmentação otimizada do Google Ads ajuda os anunciantes a alcançar públicos-alvo relevantes e expandidos. Além disso, ela ajuda a otimizá-los para metas de conversão. 

Neste caso, recomendamos que você use a segmentação otimizada se estiver usando públicos-alvo semelhantes em: 

– Campanhas de exibição 

– Discovery 

– Campanhas de ação em vídeo

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Como ocorrerão as mudanças do público semelhante no Google Ads?

Como falamos anteriormente, desde o dia 1º de maio não é mais possível usar o público semelhante no Google Ads. Mas essa mudança definitiva está acontecendo aos poucos, sendo a do dia 1º a primeira fase. Isso significa que os anunciantes têm tempo para reajustar as suas estratégias de anúncios do Google. 

Desde o começo do mês não é mais possível adicionar públicos-alvo semelhantes a campanhas ou grupos de anúncios existentes. Apesar disso, ainda é possível segmentar públicos-alvo semelhantes já vinculados a campanhas. 

Além disso, não é mais possível criar novas regras de valor de conversão com base em públicos semelhantes no Google Ads. Também não se pode criar automaticamente públicos semelhantes para segmentos de dados. No entanto, as regras de valor de conversão existentes continuam funcionando. 

Em agosto de 2023 acontecerá a segunda fase destas mudanças e marcará o final da desativação de público semelhante no Google Ads. A partir de 1º de agosto, os públicos-alvo semelhantes não estarão mais disponíveis para segmentação e geração de relatórios. Além disso, eles serão removidos de todos os grupos de anúncios e campanhas existentes.  

Ou seja, este tipo de segmentação não irá mais aparecer no Google Ads e nem no Audience Manager. Apesar disso, os relatórios históricos ainda estarão disponíveis.  

Por fim, as regras de valor de conversão que usam públicos-alvo semelhantes não funcionarão mais e os valores de conversão não serão ajustados com base em públicos-alvo semelhantes.

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