Doze formas em que o Metaverso está transformando o Marketing Digital

Doze formas em que o Metaverso está transformando o Marketing Digital

Enquanto a humanidade caminha por diversas novas ondas de inovações tecnológicas, não há como negar a inquietação em relação ao Metaverso, que foi primeiramente popularizado pelo anúncio feito pela Meta (Facebook), empresa de Mark Zuckerberg, em 2021. Durante o anúncio, Zuckerberg disse pretender “dar vida ao Metaverso, ajudar as pessoas a se conectarem e ajudar comunidades e empresas a crescer”. 

Deste comunicado surgiram milhares de críticas online, acusando as semelhanças entre o Metaverso e as histórias de ficção científica sobre futuros distópicos como 1984, Snow Crash, e Admirável Mundo Novo. Isso levanta a questão: existe um limite para a quantidade de tecnologia que precisamos em nossas vidas?

É uma pergunta importante a ser feita, afinal muitas pessoas têm opiniões variadas sobre o impacto que o Metaverso terá em nossas vidas diárias. Alguns sugeriram que o Metaverso seria um caminho de volta à estabilidade econômica por meio de sua estrutura de negócios inovadora. Outras vozes, especificamente do The New York Times, observaram que o Metaverso pode sobrecarregar campanhas de desinformação, espionagem e vigilância. No entanto, o Metaverso está vivo e respirando. Seus mais de 47 milhões de usuários estão conhecendo novos avanços no ambiente virtual e nenhum dado sugere que essa tendência diminuirá.

Com isso em mente, talvez haja um grupo de carreira que esteja mais entusiasmado do que qualquer outro com a popularização do Metaverso: profissionais de marketing digital

O Metaverso não apenas significa um cenário totalmente novo para conectar clientes com produtos, mas também redefinirá a forma como vemos o marketing digital em si. Para analisar melhor isso, vejamos as doze principais maneiras pelas quais o Metaverso está transformando os processos de marketing digital.

 

1) O Metaverso está mudando a forma como as agências de marketing se relacionam com os clientes

As agências de marketing há muito tempo são fontes de criatividade e colaboração que se fundem com empresas que precisam de clareza de campanha para atingir públicos-alvo. Isso não mudará no Metaverso, mas redefinirá como essas empresas interagem com os clientes. Daqui a menos de dez anos, não será incomum ver muitas, senão todas, agências de marketing usando alguma forma do Metaverso para se comunicar com seus clientes. Um exemplo atual é o aumento da popularidade dos óculos Horizon Workrooms para agências que se conectam com clientes.

Eles permitem que os colaboradores se reúnam em uma sala, como avatares digitais, para discutir tópicos de negócios. Enquanto milhões já colaboram por meio do zoom, os óculos Horizon Workrooms vai além ao ter todos em uma sala de trabalho 3D imersiva. 

Além disso, possibilitam que os avatares escrevam notas, olhem diretamente uns para os outros, falem e personalizem a aparência para diferenciar os funcionários. Os profissionais de marketing digital freelancers podem atender clientes na sala de trabalho. As agências podem projetar sua sala específica, personalizada para sua empresa ou cliente. A própria palavra colaboração se tornará uma experiência digital imersiva.

 

2) O Metaverso está se tornando a melhor maneira de os profissionais de marketing atingirem os mais jovens

Uma das empresas de jogos de Metaverso mais populares é a Roblox. Lançada em 2006, a empresa acumulou quase 202 milhões de usuários ativos mensais na plataforma. Com sua experiência de avatar digital, os jogadores podem criar jogos, lançá-los no fórum e jogar milhares de outros jogos com a comunidade de usuários do Roblox. Logo, isso prova que os Millenials e a Geração Z estão familiarizados com o Metaverso há muito tempo, mesmo que não houvesse um nome direto para ele na época.

Similarmente, muitos adolescentes e jovens adultos usam o iMessage Avatar da Apple para enviar emojis e identificar amigos. Essa familiaridade na identificação de avatar realista com usuários específicos das plataformas de Metaverso Roblox e da Apple, mostra que o público-alvo do Metaverso se alinha diretamente com a geração Z e Millenials. 

Ao mesmo tempo, apenas 38% dos adolescentes atuais estão convencidos de que o Metaverso será a próxima grande novidade. Apesar disso, pelo menos sete em cada dez estão interessados ​​em interagir com o universo virtual. A ascensão de videogames, marcas de moda, gravadoras e empresas de tecnologia tentando fisgar as demografias mais jovens com atraentes plataformas Metaverso ao longo dos anos prova a necessidade de espaços digitais.

metaverso

 

3) O Metaverso está redefinindo o marketing da Billboard – Em formato digital

Imagine que você está jogando um jogo medieval no Metaverso. É noite e você está caminhando pela floresta com seu Horizon Workrooms; é noite. Você está segurando uma espada e caçando veados, e de repente, vê um vislumbre de luz acima. Então, você olha para cima e vê um outdoor flutuante entre as estrelas que diz: “Amazon Prime: 30% de desconto na assinatura em fevereiro de 2025”.

Esse é o futuro do marketing de outdoor e está diretamente pensado na experiência. Isso eleva o marketing digital, visto que os outdoors não estão apenas em espaços físicos; eles existem na realidade virtual do Metaverso. Os meta-outdoors podem não funcionar exatamente como descrito acima, embora os anúncios de outdoor do Metaverso já estejam começando a aparecer. Eles estão se tornando um caminho para muitas marcas se reunirem para serem vistas. Isso reinventará a forma como projetamos os outdoors, os espaços em que os comercializamos e o estado de espírito do espectador ao visitar os anúncios.

Pense no nosso dia a dia. É provável que vejamos um anúncio físico em algum momento de uma caminhada por nossa vizinhança local, normalmente, mal bateríamos o olhar. O mesmo vale para nossos telefones. Nosso tempo de atenção para anúncios digitais é de três segundos ou menos. Porém, há muito mais espaço para ter seu outdoor visto em um universo virtual com pequenas promoções. Por enquanto, a publicidade em outdoors é uma área pouco povoada no Metaverso e os profissionais de marketing devem procurar preenchê-la para serem vistos. Mas lembre-se, você precisa ser visto pelos motivos certos.

metaverso - realidade virtual
Foto por Billetto Editorial no Unsplash

4) O marketing digital está se tornando parte da experiência imersiva do usuário

Pense no exemplo acima com o usuário jogando um jogo medieval no Metaverso, vendo de repente um anúncio do Amazon Prime no céu noturno. Esse outdoor ressoaria com o jogador? Representa os temas e interesses do jogador? Provavelmente não, porque não está relacionado ao que o usuário está jogando. Vários anúncios poderiam corresponder melhor a essa situação:

  • Um anúncio de música de um artista popular cujas letras refletem uma pessoa viajando na floresta
  • A construção de um videogame semelhante com histórias medievais

Mesmo assim, o usuário ainda pode ser impactado pelo anúncio. Isso tira a experiência do Metaverso e parece forçado. Como você poderia criar uma campanha de marketing digital sólida no Metaverso com isso em mente? Trazendo isso para segundo plano.

Se você é do marketing de moda, apresente uma linha de trabalho para um jogo específico que incorpore seus produtos. Por favor, traga-o para o jogo enquanto oferece versões reais precisas dos produtos virtuais. Se for um show virtual e você quiser promover mercadorias, permita que o usuário experimente no show. Deixe-o tirar uma foto com a camiseta e oferecer o produto em versão física com desconto. Seja criativo com o marketing experiencial e você construirá relacionamentos com os clientes por meio do Metaverso no processo.

 

5) Contar histórias no marketing digital está se tornando mais importante do que nunca

Se o seu marketing digital estiver imerso na experiência do usuário, ele deve contar uma boa história. Isso ocorre porque as experiências virtuais pelas quais os usuários passarão no Metaverso geralmente contêm uma narrativa dinâmica e desvendada de alguma forma. Conectar o que você está tentando promover de maneira significativa exigirá uma boa essência da narrativa. 

Vem então a pergunta, existem novas regras para contar histórias no Metaverso? Sim, sem dúvida haverá novas condições que orientam o storytelling, senão práticas. À medida que empresas como a Meta direcionam os usuários para o Metaverso, a narrativa precisará ser lançada na experiência direta do usuário. Considerando que esse usuário estará em uma realidade virtual onde poderá ver, ouvir e interagir com o que está ao seu redor, o produto/serviço que você está tentando comercializar precisará ser trazido para essa experiência de forma conectiva.

Em um artigo sobre storytelling e o Metaverso de Venturebeat, sugere-se que, em vez de simplesmente contar histórias, os usuários do Metaverso “viverão histórias”. Como se alguém entrasse no corpo de um dos personagens de seus Sims e vivesse para eles. Dá às pessoas a possibilidade de ter todas as coisas que sempre desejaram em um ambiente virtual. Este é um ponto de vista fascinante porque abre inúmeras oportunidades para uma marca se incorporar à vida virtual de outras pessoas. Não apenas contar uma história em seu marketing, mas vivê-la por meio de experiências de marca no Metaverso.

 

6) Novos equipamentos serão necessários para os profissionais de marketing digital competirem no Metaverso

Embora o Metaverso esteja em seus estágios iniciais, já existem dispositivos definidos que podem acessá-lo. O mais comum é o Meta Quest VR (também conhecido como óculos Quest VR), que permite que os usuários entrem no Metaverso e interajam com outras pessoas. Atualmente, os profissionais de marketing digital e agências precisam investir $400 canadenses (mais impostos), para obter o Meta Quest VR ou outros para interagir dentro do Metaverso.

Logo, se uma agência de marketing está pensando em atualizar seu equipamento atual, direcionar-se para o Metaverso é o caminho a seguir para garantir que ela fique à frente dos concorrentes. Embora o equipamento para o Metaverso não seja essencial para comprar no momento, as tendências apontam que provavelmente se tornará um ativo importante para as empresas de marketing. Pensando nisso, produtos alinhados ao universo digital serão um investimento que valerá a pena quando o Metaverso realmente entrar em evidência.

óculos para ser usado no Metaverso
Foto de Barbara Zandoval no Unsplash

 

7) Investimentos em estratégias de marketing logo serão em torno do Metaverso

Fora de agências ou profissionais de marketing individuais, as marcas que precisam de assistência de marketing podem considerar investir naqueles dispostos que podem ajudá-los a comercializar no Metaverso. 

Isso pode ajudar a criar uma empresa de marketing específica no Metaverso, cujo único objetivo é estabelecer um marketing eficaz para marcas em todo o universo virtual. Enquanto as ações do Metaverso já estão subindo, os canais de marketing que as marcas eventualmente usarão para colocar seus produtos no Metaverso ainda não foram definidos. Com isso em mente, os anunciantes já estão lutando para controlar e definir como esses funis de marketing funcionarão.

Da mesma forma que 92% dos profissionais de marketing usam a mídia social para realizar campanhas, esse percentual provavelmente aumentará com a quantidade de profissionais de marketing no Metaverso. Do mesmo jeito que o uso da mídia social assumiu as tendências tradicionais de marketing há mais de uma década.

 

8) Profissionais do marketing digital vão começar a viver em uma realidade misturada.

Atualmente, a maioria dos profissionais de marketing digital trabalha em torno de 8 horas por dia. À medida que o Metaverso florescer e os profissionais de marketing digital começarem a participar de reuniões de trabalho de RV, eles começarão a viver em uma realidade mista. Fora de suas vidas profissionais, eles podem aproveitar o mundo natural e as interações face a face. Entretanto, através do Metaverso, o mundo natural será dominado pelo universo virtual.

O que levanta uma questão importante: os profissionais de marketing digital estão confortáveis ​​com essa mudança nos espaços de trabalho para realidade virtual?

Muitos podem estar, porque oferece inúmeras oportunidades em termos de parcerias e projetos criativos de publicidade diretamente colocados na experiência do usuário (discutido no #4). Alguns, no entanto, podem se encontrar divididos entre querer existir e trabalhar no mundo real, ou avançar para o Metaverso por questões de negócios. Para dar uma amostra de como pode ser a vida profissional do dia a dia no Metaverso, aqui está um vídeo de uma mulher que passou 24 horas existindo nos estágios iniciais dele:

9) As “NFTs” estão criando novas oportunidades de marketing dentro do Metaverso

NFTs (non-fungible tokens) são itens digitais não substituíveis transacionados em um blockchain (principalmente o blockchain Ethereum) que registra transações online. Então, os Blockchains verificam quanto foi pago e o que cada pessoa possui desses pagamentos, já que as transações são públicas. Como “non-fungible” significa que não existem outras versões do token.

Algumas pessoas podem pensar: “Por que eles existem? Eles são inúteis.” Ou ainda, “por que eles estão queimando uma pintura real para que a versão digital seja a única que existe? Por que as pessoas estão investindo nisso?”.

Esses são julgamentos justos, visto que a criação de NFTs certamente perturba a maneira como vemos a mídia. Vale pensar que as NFTs atuam como peças de propriedade de mídia. Da mesma forma que um colecionador de arte gasta milhões em pinturas originais, os colecionadores de NFT encontram conteúdo individual que pode ser deles, e somente deles.

Um exemplo disso é a NBA vendendo Top Shot Reels para aqueles que desejam possuir as peças de mídia. Embora esses rolos sejam vendidos por milhares de lugares, durando apenas alguns segundos e já amplamente visíveis na Internet, o processo NFT difere das tendências que a humanidade já segue em seus hábitos de compra. A única diferença entre o processo tradicional do mundo da arte e as NFTs é que elas ocorrem em uma mundo virtual, com mais usuários para negociar em todo o blockchain.

NFTs são definitivamente o “hype” no momento, o que pode fazer com que os profissionais de marketing aproveitem esta nova oportunidade de promoção digital. Seja ajudando os criadores de NFT a encontrar uma voz em meio ao fluxo de galerias de NFT atualmente competindo pelo domínio. Ou para experimentar novas formas de marketing NFT, o marketing digital envolvido com “non-fungible tokens” continua sendo um campo aberto e crescente.

 

10) Profissionais do Marketing Digital vão Começar a Migrar para Fora do Marketing de Mídias Sociais

À medida que empresas como a Meta se redefinem para longe dos canais tradicionais de mídia social que as tornaram bem-sucedidas, não será incomum ver profissionais de marketing fazendo o mesmo. Embora empresas como a Meta integrem seus canais tradicionais de redes sociais com o Metaverso, as formas de mídia social ainda existirão da maneira que existem atualmente. Portanto, embora os profissionais de marketing digital ainda usem táticas de marketing de mídia social, elas não serão tão intensificadas ou procuradas quanto nos últimos cinco anos. Da mesma forma, os profissionais de marketing mudaram a maior parte de seu foco do marketing tradicional para os canais de marketing de mídia social, a partir de meados dos anos 2000.

metaverso / redes sociais / meta facebook
Foto de Kenny Eliason no Unsplash

11) Os Profissionais de Marketing Digital estarão em um Vale-Tudo para Estabelecer Dominância em Espaços Virtuais

Os criadores da plataforma do Metaverso já estão em uma luta pelo domínio para se estabelecerem como a plataforma do Metaverso. Assim que essa plataforma for estabelecida, a mesma tensão de domínio ocorrerá para as muitas agências digitais que se deparam com campanhas de marketing por meio do Metaverso. Espaços virtuais podem ser popularizados ou esquecidos, novas tendências possivelmente surgirão e um recondicionamento para novas estratégias de marketing será estabelecido por todas as partes.

 

12) O Metaverso mudará completamente a ideia de marketing

Em 2012, o marketing digital havia crescido para além de ser uma tática promocional de nicho, mas ainda não era tão avançado ou popularizado quanto é hoje. As contas de negócios simplistas do Instagram usando hashtags para alcançar clientes em potencial, um Facebook mais desenvolvido começando a ver como os interesses dos usuários são a principal maneira de criar uma publicidade eficaz. Os planos de marketing de redes social estavam parcialmente implementados, mas ainda eram inocentes e em grande parte inconscientes de como utilizar os dados de maneira eficaz.

À medida que avançamos para 2022/23, ainda há muito a ser descoberto em termos do que o marketing significa para todos nós. O Metaverso nos colocará em um espaço físico virtual, os produtos digitais não serão apenas digitais, mas experiências completas. Conforme discutido ao longo deste artigo, o marketing que ocorrerá visará diretamente a integração com a experiência do usuário. Quer os profissionais de marketing digital gostem ou não, o Metaverso está chegando a todo vapor e não tem intenção de desacelerar.

Novas formas de marketing assumirão as tendências atuais e o próprio marketing será redefinido pelas tecnologias que o cercam. Será que os profissionais de marketing vão gostar dessa nova era de marketing? O mundo verá uma parada nos trabalhos de marketing, para aqueles cansativos do estilo de vida do Metaverso? Ou será o oposto, o marketing se tornará ainda mais crucial e visto positivamente pela importância que tem para que as empresas sejam vistas e ouvidas? Só o tempo dirá!