16 Tendências de Marketing de Influência que moldarão o ano de 2023

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16 Tendências de Marketing de Influência que moldarão o ano de 2023

Se você quer saber quais tendências de marketing de influência 2023 trará para você, então veio ao lugar certo. O marketing de influência já é grande e só vai crescer. 

Todos os anos surgem novas plataformas de mídia social, novos tipos de conteúdo e novas maneiras pelas quais as marcas podem se envolver com seus potenciais clientes. Com o cenário da rede social mudando tão rapidamente, é importante que os influenciadores aproveitem as tendências mais quentes do marketing de influência rapidamente para desenvolver sua autoridade e experiência, tornando-se mais atraentes para as marcas. Por sua vez, as marcas vão querer aproveitar essas tendências para expandir seu público, gerar novos leads e obter mais receita.

Após a pandemia durante a qual as marcas se viram lutando para atualizar suas campanhas de marketing e publicidade para ressoar com um público repentinamente preso em casa, 2023 oferece muitas promessas. As empresas não apenas aprenderam que poderiam operar virtualmente, como também mais consumidores recorreram à Internet para atender às suas necessidades. 

E, como vários métodos tradicionais de marketing eram incompatíveis com os efeitos de uma pandemia global, as marcas buscaram criadores de conteúdo e influenciadores adeptos da criação de conteúdo reativo. Na verdade, um relatório da Hub Marketing sobre benchmark de marketing de influência  descobriu que o marketing de influência aumentou durante a pandemia, e é por isso que os influencers viram os holofotes sobre eles ficarem mais brilhantes.

Então, vamos mergulhar nas tendências de marketing de influência nas quais você pode confiar para manter os negócios crescendo ao longo do ano.

 

Tendências de marketing de influência 

O marketing de influência gerou mais de US$ 16.4 bilhões em 2022, segundo o um relatório da Hub Marketing. E o previsto para 2023 é de que este setor gere mais de US$ 84,89 bilhões até 2028. Portanto, não deve surpreender que a previsão para 2023 seja que os profissionais de marketing gastarão coletivamente mais de US$ 4.5 bilhões em influenciadores. À medida que a popularidade, a demanda e os gastos com marketing aumentam para o marketing de influência, é importante prestar atenção a essas tendências de 2023, para que você concentre a atenção e o dinheiro nas coisas certas.

 

1. Uma maior ênfase em seguir os criadores preferidos em várias plataformas

Embora muitos criadores tenham uma rede social favorita, eles normalmente operam em várias plataformas. Embora isso não seja novidade, a diferença agora é que esses criadores têm “superfãs” que interagem com eles em todos os lugares em que aparecem.

Isso significa que criadores de sucesso tendem a ter grandes públicos interagindo perfeitamente em suas contas. Eles não são apenas Instagrammers ou YouTubers, por exemplo. Em vez disso, eles se veem como criadores especializados, exibindo seu trabalho para fãs em toda a web. E muitas vezes, eles selecionam a melhor plataforma para um propósito.

Em outras palavras, enquanto eles terão suas múltiplas plataformas sociais para diferentes propósitos – eles são partes de um todo. 

 

2. Os influenciadores se tornarão a chave para muitos programas de afiliados

Até recentemente, a maioria das pessoas via o marketing de influência e o marketing de afiliados como duas atividades diferentes. Porém, eles estão muito inter-relacionados.

Ambas as atividades envolvem um “estranho” encorajando seus apoiadores a comprar os produtos de alguém. De fato, uma das plataformas, Refersion, já reconhece a conexão e se desdobra como uma plataforma de afiliados e influenciadores. Em outras palavras, a linha entre afiliados e influenciadores está se tornando cada vez mais tênue à medida que as plataformas se integram ao comércio eletrônico, indo além de simples campanhas de ‘conscientização’ para realmente impulsionar as vendas.

No passado, a maioria dos afiliados eram blogueiros e editores tradicionais. Eles incluiriam demonstrações de produtos, orientações e análises em seus sites. Além disso, eles geralmente promoviam vários programas de afiliados, às vezes concorrentes, para aumentar suas chances de obter taxas de referência de uma gama mais ampla de leitores.

Agora, no entanto, estamos vendo uma mudança. Os influenciadores estão recomendando produtos para seus seguidores – mas normalmente apenas aqueles que eles usam e confiam. Eles não querem alienar seus seguidores promovendo produtos nos quais não acreditam.

Como resultado, as marcas estão descobrindo que os influenciadores podem ser verdadeiros campeões de seus produtos. Eles costumam dar depoimentos pessoais, demonstrações e apelos à ação ao falar sobre uma marca. Eles podem ajudar seus seguidores em todo o funil de vendas, desde o conhecimento até a consideração e até a compra. Além do mais, eles fazem tudo isso de maneira autêntica e pessoal.

Em seu blog, Neal Schaffer acrescenta que, à medida que as marcas começam a descobrir que os influenciadores são de fato um tipo de afiliado, isso pode funcionar a seu favor. Além disso, é algo que pode encorajar os influenciadores a trabalharem mais, pois sabem que serão pagos por seus resultados. 

 

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3. O conteúdo de vídeo aumentará (ainda mais) em popularidade

O 5G está se espalhando por todo o mundo e a internet de fibra é comum em muitos países. Como resultado, as pessoas estão consumindo mais conteúdo de vídeo e áudio hoje em dia. Criadores no Twitch, YouTube e até podcasts estão se tornando mais influentes. De acordo com as estatísticas de vídeo, mais da metade das pessoas deseja que os profissionais de marketing criem mais conteúdo de vídeo.

E a quem as equipes de marketing recorrerão? A influenciadores. Muitos deles preferem TikTok e YouTube, que são plataformas sociais baseadas em vídeo, em vez de outras redes como Pinterest, Twitter ou Facebook. Portanto, as marcas não devem ter problemas para encontrar influenciadores para criar conteúdo de vídeo. Se esse for o seu meio preferido, espere ser abordado muito mais sobre possíveis parcerias no futuro.

Em seu relatório de ROI para criadores, a Neo Reach revelou que as marcas estão conduzindo campanhas de marketing de influência mais bem-sucedidas em plataformas de vídeo como YouTube e TikTok. Dos milhares de vídeos em conformidade com a FTC publicados no primeiro trimestre de 2022, o conteúdo do criador patrocinado ganhou mais de 107 milhões de curtidas coletivamente, independentemente do tipo de campanha. Nos níveis da indústria e dos influenciadores, o conteúdo de vídeo curto e longo continua a dominar as campanhas de marketing e as tendências de mídia social como um todo.

Dito isto, textos e imagens ainda não estão mortos – o Instagram ainda é uma das redes sociais mais populares e está voltando a dar ênfases em fotos. Mas, conteúdos de vídeo e áudio continuarão em alta em 2023. O TikTok e o YouTube estão em ascensão, e a popularidade do podcast está aumentando. Mesmo redes sociais mais antigas como Facebook e Twitter agora enfatizam o compartilhamento de vídeos.

4. As compras ao vivo continuarão a desempenhar um papel maior nas campanhas de influenciadores

As compras ao vivo tornaram-se cada vez mais populares em 2021 e 2022, e isso continuará em 2023. Os influenciadores e outros líderes importantes continuarão a promover produtos para suas comunidades em suas plataformas sociais favoritas, usando vídeo ao vivo e conteúdo interativo.

Na verdade, de acordo com as  estatísticas sobre compras ao vivo, a maioria está começando a preferir a transmissão ao vivo em vez de outros tipos de compras nas redes sociais. Em resposta, Amazon, Facebook, TikTok e Instagram desenvolveram ferramentas e parcerias de compras ao vivo. Por exemplo, o Instagram lançou o Live Shopping, que permite aos usuários comprar produtos diretamente pelo Instagram Live. De acordo com a plataforma, o apelo desse formato é oferecer aos compradores uma maneira imersiva de descobrir e comprar produtos.

Existem muitos influenciadores que usaram com sucesso as compras ao vivo e fizeram parcerias com marcas. Por exemplo, em março de 2022, o Walmart fez parceria com 10 criadores do TikTok pela segunda vez para hospedar uma experiência de compra ao vivo. 

 

5. Maior ênfase na diversidade e representação no marketing de influência

Ultimamente, estamos vendo uma ênfase maior na diversidade e na representação na sociedade. Portanto, não é surpresa ver esse fluxo no marketing de influência. Os  principais influenciadores LGBTQ+ no YouTube têm mais de 10 milhões de seguidores.

Você até encontra agências de influenciadores dedicadas a aumentar a representação. Por exemplo, REFLECT, um espaço para grupos sub-representados em campanhas de mídia, tem a missão de garantir que todos sejam refletidos na mídia. Eles trabalham exclusivamente com marcas que compartilham sua paixão por diversificar a mídia e desejam criar diversidade e inclusão em seu espírito de marca e campanhas de marketing.

Outras agências, como Shade e Black Girl Digital, optam por se concentrar na representação de criadores negros e pardos. Como o próprio nome sugere, a Black Girl Digital, por exemplo, optou por focar especificamente em mulheres negras. Seu objetivo é inspirar as marcas a quererem construir parcerias mais profundas com esse grupo de influenciadoras, capacitando-os a construir um negócio sustentável fazendo o que amam.

Hoje em dia, tanto os influenciadores quanto os consumidores analisam as mensagens e campanhas das marcas para garantir que todos sejam representados. No futuro, será ainda mais importante que as marcas mudem suas culturas corporativas para se concentrar na inclusão e remover quaisquer vestígios de exclusão.

 

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6. Micro e Nano influenciadores continuarão recebendo mais amor

Existem diferentes  tipos de influenciadores, desde nano influenciadores com apenas alguns milhares de seguidores até influenciadores com milhões. O relatório da Hub Marketing sobre benchmark de marketing de influência descobriu que, embora as taxas de engajamento tenham caído, esse não foi o caso da maioria dos nano e microinfluenciadores. Além do engajamento, esses tipos de influenciadores também apresentam melhores taxas de conversão.

Ao focar em nano e microinfluenciadores, as marcas poderão ampliar seus orçamentos enquanto ainda trabalham com influenciadores profundamente conectados ao seu público. Por esse motivo, as marcas continuarão a favorecer as taxas de engajamento em detrimento da contagem de seguidores.

7. As marcas procurarão parcerias contínuas em vez de projetos pontuais

Ao longo de 2023, é esperado que marcas e influenciadores se unam para projetos contínuos de longo prazo, em vez de postagens patrocinadas pontuais. Na verdade, Neal Schaffer sugere, em uma de suas postagens de blog, que isso se tornará a norma daqui para frente.

Existem várias razões para essa mudança, mas no final das contas, tudo se resume a isso: leva tempo para fazer uma venda. Mesmo os influenciadores com o público mais engajado terão problemas para fazer qualquer contribuição real quando comissionados para uma única postagem patrocinada. Executar uma campanha de marketing de longo prazo com um determinado influenciador muitas vezes será mais eficaz do que uma campanha de marketing curta. Além disso, as marcas estão se interessando em promover relacionamentos mais fortes com influenciadores, assim como os relacionamentos que eles têm com os embaixadores da marca.

Se você deseja capitalizar essa tendência de marketing de influência, recomendamos a criação de pacotes que você pode vender para marcas que procuram seus serviços que incluem vários posts patrocinados durante um período de tempo, muito parecido com o que eles tendem a fazer ao veicular anúncios no Facebook ou anúncios em outras plataformas. 

 

8. Os profissionais de marketing gastarão mais dinheiro no TikTok

Se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa, é que sempre temos espaço para mais plataformas de rede social. O TikTok, em particular, teve anos estelares devido, em grande parte, à pandemia que varreu o globo e manteve as pessoas dentro de casa com pouco o que fazer.

Quando o TikTok decolou no início de 2020, os influenciadores estavam lá com ele, acumulando seguidores na plataforma e fazendo parcerias com marcas para criar postagens e anúncios patrocinados. Não há dúvida de que a popularidade do TikTok continuará aumentando ao longo de 2023 entre influenciadores e marcas. Na verdade, Neal Schaffer prevê que o TikTok pode até destronar o Instagram como o rei do marketing de influência em 2023. Ele explica que uma das razões para o aumento da popularidade do TikTok é porque ele encontrou seu lugar entre os usuários mais jovens.

Quão popular o TikTok se tornará? De acordo com os dados compartilhados pelos profissionais de marketing do The B2B House, as equipes de marketing quase dobrarão o que gastam com o TikTok em apenas dois anos. Em 2022, eles estimaram que os  gastos com marketing de influência do TikTok totalizaram quase US$ 800 milhões. Eles preveem que até 2024 ultrapassará US$ 1,3 bilhão.

O que torna isso ainda mais impressionante, é que é quase 10 vezes mais do que eles gastaram em 2020. Grande parte desse sucesso se deve ao foco da plataforma em recursos como o TikTok Creative Exchange e o Creator Marketplace que facilitam para os influenciadores do TikTok e marcas se conectarem. 

 

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9. Ofertas baseadas em desempenho aumentarão em popularidade

Então, como os influenciadores estão começando a desempenhar um papel importante nos programas de marketing de afiliados e mais marcas estão buscando parcerias de longo prazo com influenciadores, espera-se que os acordos baseados em desempenho se tornem mais populares em 2023.

Isso significa que os clientes esperam que os influenciadores cumpram suas promessas, como um número específico de vendas ou cliques. Se você é um influenciador confrontado com um contrato baseado em desempenho, considere transformá-lo em royalties contínuos em vez de aceitar um único pagamento. Você também deve ser diligente na revisão do contrato antes de assinar, para ter certeza de que sabe com o que está concordando antes de garantir um retorno específico.

 

10. Os influenciadores se tornarão mais especializados (e profissionais)

Já vimos influenciadores criando nichos para si mesmos, e essa é uma tendência de marketing de influência que não mostra sinais de mudança. Os influenciadores continuarão a desenvolver expertise em seu nicho ou setor, tornando-os ainda mais procurados por marcas nessas verticais. Como influenciador, talvez seja hora de considerar quais setores você mais gosta e começar a cortejar parcerias com marcas que façam sentido para a direção que você escolheu seguir.

À medida que os influenciadores se tornam mais especializados, provavelmente veremos uma mudança na linguagem que usamos. Já estamos vendo alguns influenciadores optarem por serem chamados de “criadores” ou “criadores de conteúdo”. Como tantos influenciadores são verdadeiros artistas – fotógrafos, cinegrafistas, escritores etc. – não é de surpreender que eles queiram ser reconhecidos pelo que realmente fazem, em vez de serem agrupados como “influenciadores” ou “celebridades da Internet”. Achamos que eles podem ser ambos, mas fique atento a essas mudanças fundamentais no palavreado.

Não são apenas os influenciadores que começarão a se ver como profissionais, mas também a indústria como um todo. Como o Kol Square, uma plataforma de marketing de influência gosta de dizer, 2023 trará “o fim do amadorismo” também conhecido como o início da profissionalização do marketing de influência. 

11. As colaborações com influenciadores aumentarão

As tendências de marketing de influência indicam que 2023 trará mais conexões e colaborações entre influenciadores. As redes de influenciadores buscam maneiras de aumentar as campanhas de marketing e obter mais retorno por seus esforços.

O que torna essa tendência tão interessante de se observar, é que ela ajudará todas as partes a aumentar o valor de seus relacionamentos. As marcas poderão implementar campanhas melhores. Os influenciadores serão tratados como os profissionais que são. Os consumidores encontrarão os produtos de que precisam com o melhor preço. 

 

12. Obter dados primários se tornará crítico

Em suma, os próprios dados referem-se aos dados compartilhados por usuários das plataformas, em oposição aos dados coletados por meio de cookies. A web está se tornando mais sem cookies e isso terá um impacto no marketing de influência e em como os influenciadores também realizam seu trabalho. Em 2023 e no futuro, será fundamental para os influenciadores adquirir o máximo de dados possível sobre seu público.

Basicamente, com as leis de privacidade se tornando mais rígidas (e com razão), será muito mais fácil para influenciadores e marcas confiarem em seus próprios dados.

Ainda no tópico de dados, os dados primários sobre os consumidores não são a única coisa que se tornará importante. À medida que os negócios baseados em desempenho aumentarem, serão necessários dados em tempo real e relatórios precisos. Esta é apenas mais uma razão pela qual as plataformas de marketing de influência que incluem análises e relatórios detalhados são tão valiosas. Embora as redes de influenciadores já tenham algumas análises e relatórios, os influenciadores individuais também precisarão entender quais métricas de mídia social são importantes para que possam cumprir as promessas.

 

13. Autenticidade será a palavra de ordem

Nos últimos anos, houve uma forte atração por conteúdo “autêntico”. Isso significa que os influenciadores devem ter cuidado com o conteúdo que criam para as marcas, para garantir que os produtos que eles compram tenham ressonância com seu público. Claro, isso também é algo que as marcas precisam observar. Mesmo os influenciadores mais envolventes não serão capazes de levar seus seguidores ao frenesi por causa de um produto com o qual eles simplesmente não se importam. Não beneficiará a marca tentando fazê-lo funcionar, e o influenciador provavelmente perderá credibilidade aos olhos de seu público.

Em vez disso, influenciadores e marcas devem buscar parcerias apenas com outros influenciadores e marcas cujos públicos se sobrepõem aos deles. Postagens descaradamente patrocinadas em si não são o problema, apesar do que alguns especialistas em marketing de mídia social gostariam que você acreditasse. Você não precisa abrir mão do valor da produção ou da maquiagem para tornar suas postagens patrocinadas mais autênticas. O que torna o conteúdo patrocinado autêntico é uma sensação genuína de empolgação com a marca e o produto de que você está falando. 

O que tendemos a perder de vista quando falamos sobre a demanda por conteúdo autêntico é o que realmente queremos do conteúdo. Para a maioria do público, isso significa conexões mais profundas com os influenciadores que eles seguem, juntamente com conteúdo orientado a valor. Em vez de um post patrocinado padrão baseado em um anúncio de TV, por que não tentar fazer uma sessão de perguntas e respostas sobre a marca ou produto que você está patrocinando ou um vídeo que mostra como é usá-lo? Você pode até falar sobre as coisas que não gosta em uma marca ou produto, desde que se certifique de que seus seguidores saibam que o produto, mesmo com suas deficiências, ainda é bom.

 

14. As marcas nomearão um Diretor de Influência

Somando-se à previsão anterior sobre como os influenciadores se tornarão mais profissionais, Kol Square também prevê que o setor como um todo será visto como um campo em si e um elemento comum às funções corporativas. Na maioria das empresas, o marketing de influência será incluído em todas as estratégias de marketing.

Assim, as instituições de formação vão começar a adaptar o seu currículo para oferecer formação em marketing de influência e qualificações reconhecidas, enquanto as empresas vão atribuir títulos formais aos responsáveis por esta área especializada. 

 

15. O conteúdo voltado para funcionários aumentará

Uma tendência de marketing de influência para 2023 que decorre da demanda por conteúdo mais autêntico é o desejo de ver o aumento de conteúdo direcionado para funcionários. Já vimos como o conteúdo gerado pelo usuário pode impactar significativamente as vendas e como as marcas são percebidas. Faz sentido que as marcas comecem a tratar seus próprios funcionários como influenciadores por meio de programas de defesa dos funcionários.

Marcas como a Macy’s, tiveram grande sucesso com essa abordagem. Com seu Style Crew, a Macy’s oferece incentivos e recompensas financeiras aos funcionários que usam seus produtos na vida cotidiana, se o compartilhamento desse conteúdo resultar em vendas. Isso funciona para os funcionários da Macy’s e para a própria empresa porque os consumidores ficam fascinados ao ver “como a linguiça é feita”.

Dar aos funcionários o sinal verde para compartilhar esse conteúdo faz sentido. Afinal, os funcionários também são consumidores. Eles têm vida própria quando não estão trabalhando.

E não é apenas para sugestões ou avaliações de produtos que os funcionários podem fazer. No futuro, mais empresas usarão seus próprios funcionários para atrair novos recrutas. Ao apresentar seus próprios funcionários em um anúncio de emprego, isso dá mais credibilidade à marca.

 

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16. Publicidade paga será fundamental para amplo alcance do marketing de influência

A última tendência de marketing de influência em nossa lista para 2023 é toda sobre publicidade. Sim, percebemos que os anúncios pagos normalmente não são usados em conjunto com campanhas de marketing de influência. No entanto, marcas e influenciadores se beneficiarão da amplificação paga do conteúdo criado por influenciadores. Usando a segmentação ajustada disponível no Facebook Ads ou por meio de outras ferramentas de publicidade, as marcas poderão enviar conteúdo de influenciadores de alta qualidade para as pessoas que se importam em vê-lo, sem depender de algoritmos para fazer isso acontecer.

O segredo, porém, é mantê-lo autêntico. Como explica o Social Media Marketing, os consumidores estão cansados da “experiência de marketing convencional”. Eles querem mais. Ao combinar o marketing de influência com anúncios pagos, as marcas podem criar uma experiência única que seu público-alvo notará e lembrará.

 

Conclusão sobre o marketing de influência 

 

Pela aparência dos dados online, o marketing de influência não irá parar de crescer. Portanto, não é de surpreender que os profissionais de marketing planejem aumentar seus orçamentos de marketing de influência. À medida que a popularidade, a demanda e os gastos com marketing influência aumentam, é importante prestar atenção a essas tendências para 2023, para que você concentre sua atenção e dinheiro nas coisas certas.

Os últimos dois anos foram marcados por problemas inesperados de marketing que exigiam pensamento inovador para serem resolvidos. Então, à medida que olhamos para as tendências de 2023, essas soluções serão testadas e os obstáculos serão resolvidos mais rapidamente.