por: Jonathan Marques |

Publicado em: 27/07/2020 | Atualizado em: 27/07/2020


O ambiente digital tem se mostrado muito eficiente na hora de realizar campanhas de mídia, seu poder de segmentação de público, análise de comportamento, acompanhamento de dados e diferentes formas de impactar o cliente na sua jornada de consumo, fazem com que a comunicação seja ainda mais eficiente. Mas para que toda essa informação esteja disponível é importante fazer um trabalho de tagueamento completo. O dinamismo dessas campanhas exige que Tags sejam implementadas frequentemente.

Essa agilidade na implementação se torna muito difícil quando precisa ser feita dentro do código dos site, pois qualquer mudança descuidada no script do site pode tirá-lo do ar. Pensando nessa necessidade foram criados os Gerenciadores de Tags, sendo o mais utilizado o Google Tag Manager (GTM).


O que é o GTM?

O Google Tag Manager (GTM) é um Gerenciador de Tags criado pelo Google que permite que o usuário insira Tags em um site sem a necessidade do apoio da equipe de desenvolvimento.

Esse gerenciar foi desenvolvido para ser User Friendly, de forma que não seja necessário ter conhecimento em programação para implementar tags simples dentro do site.

Existem alguns conectores dentro da ferramenta, como do Google Analytics, Google Ads e Bing, que possibilitam a inserção de Tags de maneira ainda mais fácil.


Por que usar o GTM?

Além de trazer agilidade e facilidade na gestão de Tags, o GTM não traz riscos para o site que é implementado, já que as Tags são acionadas através do Gerenciador e não irão interferir na estrutura do código. Além disso, ele permite que você faça o teste das Tags antes de publicá-las, sem a necessidade de criar um ambiente de Homologação.

Usar esse Gerenciador é muito bom para empresas que possuem diversos parceiros e/ou agências que inserem Tags e coletam informações do seu site. Além de ser possível liberar diferentes tipos de acessos para os usuários, a ferramenta registra quem fez alterações e quais alterações foram realizadas, inclusive, caso ocorra algum erro na implementação o GTM permite que versões anteriores sejam restauradas facilmente.


Como usar o GTM?

A ferramenta é totalmente gratuita e exige apenas que o usuário tenha um Gmail para criar sua conta.

A implementação dele exige a inserção de dois Scripts dentro do código do site, essa será a única ação que exige o apoio da equipe de desenvolvimento do seu site.

Os códigos de acompanhamento são encontrados na área de Administrador do Google Tag Manager e são estruturados conforme abaixo:

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Esta parte deve ficar noda página.