Os 3 estágios da jornada do cliente e como dominar cada um deles

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Os 3 estágios da jornada do cliente e como dominar cada um deles

Os estágios da jornada do cliente podem ajudar você a identificar o caminho do seu cliente até a conversão para que você possa otimizar suas estratégias a fim de gerar mais vendas e receita para sua empresa.

Neste post, vamos mergulhar nas três etapas da jornada do cliente:

  • Descoberta
  • Consideração
  • Decisão

Então, continue a ler para saber como dominar cada etapa da jornada do cliente e gerar mais vendas e receita para sua empresa!

E caso você deseje implementar estratégias personalizadas para cada etapa da jornada de seus clientes imediatamente, a Performa Web pode te ajudar. Fale conosco!

 

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Então, quais são as etapas da jornada do cliente?

A jornada do cliente descreve o caminho do cliente até a compra. Em muitos casos, seus clientes não farão uma compra imediatamente, mas passarão um tempo conhecendo sua empresa.

Como falamos anteriormente, os estágios da jornada do cliente são divididos em três estágios principais:

  • Descoberta
  • Consideração
  • Decisão

Compreender essas etapas pode ajudá-lo a identificar onde seus clientes em potencial estão. Isso quer dizer, em termos de preparação para a compra e assim você poderá fornecer o conteúdo mais adequado.

Como resultado, você pode melhorar seus métodos de marketing e seu site para incentivar mais conversões e vendas para sua empresa.

Explicaremos cada etapa da jornada do cliente com mais detalhes abaixo, então continue a ler!

 

Foto de Bild von Coffee Bean no Pixabay - jornada do cliente
Foto de Bild von Coffee Bean no Pixabay

Etapa 1 da jornada do cliente: Descoberta

Quando os consumidores estão no estágio de descoberta, eles sabem que têm um problema (ou dor, como chamamos no marketing) que desejam resolver ou aliviar. Eles podem procurar recursos informativos ou conteúdo que os ajude a entender melhor seu problema.

Em outras palavras, os consumidores identificam o ponto problemático que desejam aliviar e decidem se ele é uma prioridade.

Exemplo de estágio de descoberta em uma jornada do cliente

Juliana percebe que seu laptop está muito lento. Ela decide pesquisar “por que meu laptop está lento” no Google para pesquisar esse problema com mais profundidade. E então descobre que vírus e malware podem estar causando esse problema.

Então, como Juliana tem informações pessoais salvas em seu laptop, ela decide que esse é um problema que deseja corrigir rapidamente.

 

Como adaptar suas estratégias de marketing para o estágio de descoberta

Como os clientes do estágio de descoberta estão realmente descobrindo os seus problemas, oferecer conteúdos informativos com informações importantes é o ponto inicial. 

Pense em qual problema seus produtos ou serviços resolvem e as consequências que consumidores podem ter se decidirem não agir. Em seguida, crie conteúdo informativo, como artigos, postagens de blog ou vídeos que abordem esses problemas.

Dica profissional: faça uma pesquisa de palavras-chave para identificar as palavras e frases que seu público-alvo está procurando online.

Em seguida, insira essas palavras-chave em seu conteúdo para que seu site seja melhor classificado nos resultados de buscas (SERPs). Assim, mais consumidores poderão descobrir sua empresa de forma orgânica e/ou patrocinada. 

Foto de Bonneval Sebastien no Unsplash - jornada do cliente
Foto de Bonneval Sebastien no Unsplash

Etapa 2 da jornada do cliente: Consideração

Na fase de consideração, o cliente em potencial terá definido claramente seu problema e se quer resolvê-lo. Os consumidores normalmente começam a pesquisar etapas, processos e ações para resolver seus problemas.

Em outras palavras, quando os consumidores estão no estágio de consideração, eles buscam informações que lhes forneçam soluções para o seu problema.

 

Exemplo de estágio de consideração em uma jornada do cliente

Então, seguindo o nosso exemplo anterior. Juliana decidiu consertar seu laptop lento. Por isso, começou a pesquisar possíveis passos para que ela mesma pudesse consertar seu computador.

Durante sua pesquisa, ela descobre que pode levar seu laptop a uma oficina local para uma correção única. Instalar antivírus ou investir em um software avançado de segurança de computador que proteja seu laptop a longo prazo são algumas soluções. 

 

Como adaptar suas estratégias de marketing para o estágio de consideração

Nesta fase, é essencial destacar como seus produtos ou serviços resolvem especificamente os problemas de seu público-alvo. Depois disso, comunicar isso de forma eficaz através da sua estratégia de marketing.

Por exemplo, você pode executar uma campanha publicitária de redes sociais direcionada e que promove os benefícios de usar seus produtos e serviços. 

Você também pode criar mais conteúdos personalizados, como guias para download, vídeos de “como fazer” e artigos longos para mostrar as ações que os consumidores podem realizar para resolver seus problemas.

jornada do cliente

Etapa 3 da jornada do cliente: Decisão

Finalmente, mas não menos importante, o último estágio da jornada do cliente é o estágio de decisão.

Quando os clientes estão no estágio de decisão, eles se comprometem totalmente com uma solução ou método para resolver seu problema. Nesta fase, os consumidores começam a restringir sua lista de opções a fim de encontrar o produto ou serviço certo.

Em última análise, o consumidor escolherá uma empresa, produto ou serviço e fará uma compra para se tornar um cliente.

 

Exemplo de estágio de decisão em uma jornada do cliente

Então, depois que a Juliana descobriu que precisaria de um software avançado de segurança de computador e de um antivírus, ela foi pesquisar empresas que prestam esse serviço.

Depois de pesquisar várias empresas, ela finalmente optou por um negócio que atendeu às suas necessidades e se destacou dos demais e comprou seus serviços.

 

Como adaptar suas estratégias de marketing para o estágio de decisão

É essencial saber como a sua empresa se destaca dos concorrentes e os benefícios que sua empresa oferece.

Você vai querer garantir que suas páginas de serviços e produtos tenham um conteúdo otimizado com técnicas de SEO e imagens atraentes a fim de capturar a atenção dos consumidores. Além de um Web design acessível. 

Certifique-se de destacar os benefícios de seus produtos e serviços e como eles podem resolver os problemas do seu público.

Você também pode analisar seus concorrentes para entender melhor as táticas de marketing que eles usam e como você pode preencher as lacunas que estão faltando.

Para isso e muito mais, conte com a Performa Web. Somos uma agência de marketing full service e podemos te ajudar com tudo o que você precisa. Desde a criação do site, conteúdo SEO, redes sociais e muito mais. Fale conosco!

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