Análise de marketing: como escolher o parceiro ideal para te ajudar nisso?

análise de marketing digital - foto de Mohamed Hassan

Análise de marketing: como escolher o parceiro ideal para te ajudar nisso?

Na hora de escolher qualquer parceiro de negócios, é preciso ser muito seletivo. Existem tantos provedores disponíveis, mas qual é o certo para você? Quando se trata de escolher um parceiro para fazer a sua análise de marketing, há certos fatores a serem levados em consideração que o ajudarão a tomar uma decisão sobre qual é o melhor caminho. 

 

O que é análise de marketing?

Antes de podermos discutir sobre o que é a análise de marketing, é importante entender completamente o que o marketing de análise envolve. Basicamente, significa pegar todos os dados sobre a estratégia de marketing de uma empresa como um todo e usá-los para criar relatórios. Esses relatórios podem então ser usados ​​para examinar o desempenho anterior, determinar o comportamento do cliente, prever fluxos de receita futuros e melhorar a sua estratégia.

A análise marketing é um nicho no campo do marketing e muitos profissionais tradicionais não são ensinados a trabalhar com dados avançados. Nos últimos anos, no entanto, o setor de marketing de análise cresceu rapidamente à medida que as empresas perceberam sua importância.

Felizmente, se você não tem um histórico rico em marketing de análise, nem nenhum dos membros de sua equipe, você sempre pode contratar um serviço externo de marketing de análise da Performa Web, agência com mais de 10 anos de mercado e que oferece uma ampla gama de serviços. 

 

O que são serviços de marketing de análise?

Contratar uma agência para fazer a sua análise de marketing é uma jogada inteligente se você deseja melhorar seu ROI e eficiência de marketing. Um serviço de marketing de análise não só ajudará você a coletar informações sobre seu site, campanhas de marketing e clientes em potencial, mas também quebrará essas informações para ajudá-lo a entender o que está funcionando e o que não está. Afinal, se os dados não fazem sentido para você, para que servem?

Logo, este tipo de análise também pode ajudá-lo a descobrir os programas de software de análise certos para usar. Alguns provedores de serviços preferem programas de marketing de análise, enquanto outros usam várias ferramentas durante o trabalho. 

 

Foto de Jason Goodman no Unsplash - análise de marketing digital
Foto de Jason Goodman no Unsplash

Os benefícios de contar com uma agência especializada em análise de marketing

Aqui estão alguns dos principais benefícios de contratar uma agência de marketing especializada neste tipo de análise: 

 

Somos especialistas no que fazem 

Assim como você entende profundamente o seu setor, a gente também. Todos nós da Performa Web estamos altamente capacitados para cuidar do marketing da sua empresa. E, o melhor: continuamos em constante atualização para que possamos atender os nossos clientes da maneira mais eficaz possível. 

 

Reunimos relatórios relevantes de forma eficiente

Seus colegas podem levar horas e horas para reunir relatórios relevantes com base nos esforços de marketing de sua empresa. Uma agência de marketing, como a PW, será capaz de fazer a mesma coisa, mas com mais eficiência e, como dizem, tempo é dinheiro. Se você pode economizar tempo, você pode economizar dinheiro.

 

Podemos mostrar o que é importante – e o que não é

Se você olhar seus dados brutos, poderá ser influenciado por dados que parecem importantes, mas geralmente não são. Os analistas de marketing podem ajudá-lo a filtrar os números para encontrar o que realmente importa. Isso ajuda a compreender melhor o quadro geral para que possa planejar sua estratégia corretamente.

 

Explicamos os dados para os chefes da sua empresa

Não é incomum que os provedores de serviços de marketing de análise participem das reuniões de marketing de seus clientes. Isso pode ser feito pessoalmente ou por meio de chamadas de vídeo. Os analistas de marketing estão acostumados a explicar dados e informações, o que garante que seus colegas de equipe, superiores e stakeholders tenham todas as informações de que precisam para tomar decisões de marketing inteligentes.

 

Podemos alertá-lo se houver um problema

Você pode não notar uma mudança repentina em seus dados, mas sua agência de marketing perceberá. Isso pode ajudá-lo a evitar problemas, especialmente se a mudança for negativa e indicar que você precisa mudar algo. Ao ficar por dentro dos padrões de tráfego e das mudanças no comportamento do cliente, eles evitarão que você se preocupe com problemas. 

análise de marketing digital através de agência

Dicas para trabalhar com um provedor de marketing de análise

Há alguns benefícios claros em trabalhar com uma agência de marketing, mas apenas se você escolher a certa para sua empresa e souber o que esperar. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso:

 

Faça a sua pesquisa

Faça uma verificação completa de qualquer empresa de marketing de análise que você esteja considerando. Eles têm clientes satisfeitos a quem podem encaminhá-lo? Há quanto tempo eles estão no mercado? Eles são considerados líderes em seu campo? Eles já trabalharam com empresas em seu setor antes?

Faça sua pesquisa e certifique-se de que a empresa é experiente e confiável antes de concordar em trabalhar com ela.

 

Dê tempo para que a agência possa coletar os dados

São necessários mais do que algumas semanas de dados para fornecer relatórios que podem realmente fazer a diferença na maneira como você administra seus negócios. Mesmo que você esteja ansioso para descobrir o que está acontecendo de acordo com os dados brutos, você precisará exercer alguma paciência. O processo não acontece da noite para o dia.

 

Faça perguntas ao longo do caminho

Você entende totalmente tudo em seu relatório de análise de marketing? Se não, pergunte! Se você não tiver certeza do significado dos números que está vendo, eles não o ajudarão. A agência escolhida é totalmente capaz de te explicar tudo.

 

Esteja aberto para mudar a maneira como você coleta seus dados

A agência pode sugerir que você comece a usar um pacote de software ou formato diferente para coletar seus dados. E embora você possa hesitar em fazer a mudança, permitir que eles trabalhem na plataforma escolhida geralmente leva a melhores resultados.

Levará algum tempo para se acostumar com uma nova plataforma, mas pode ser exatamente o que você precisa para obter as informações que ajudarão a expandir seus negócios.

Quer melhorar sua estratégia de marketing?

Se você deseja entender melhor os dados em torno de seus esforços de marketing e usá-los para melhorar sua estratégia, a Performa Web pode ajudar. Entre em contato através do nosso site ou pelo telefone/WhatsApp (11) 3059-2950 para falar com um estrategista sobre como usamos a análise para ajudar nossos clientes a expandir seus negócios!