Você sabe o que é o metaverso e como ele pode influenciar o marketing digital?

Você sabe o que é o metaverso e como ele pode influenciar o marketing digital?

Antes de mais nada é essencial saber o que é o metaverso, pois, apesar de ser um termo antigo, o uso dele nos dias atuais passou a ser mais relevante após o Facebook mudar a sua marca para Meta em outubro de 2021. 

A primeira citação que temos de “metaverso” foi no livro de ficção científica Snow Crash, publicado em 1992 e escrito por Neal Stephenson. Na história, as pessoas usavam o metaverso para escapar da realidade, vivendo em um mundo virtual através de seus avatares. 

A partir disso nós já podemos entender mais do que se trata esse termo: juntar a realidade física com a virtual. E, com o avanço da tecnologia, essa junção pode ser sentida de formas nunca antes imaginadas. 

Mas como o metaverso se encaixa aos tempos atuais?

Tendo em mente essa junção de mundo físico com o virtual, podemos pensar em um mundo que combine experiências de compras, viagens e entretenimento com a imersão da realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA). 

E isso já é algo super comum dentro de plataformas como o Fortnite, onde os usuários vivem como avatares, assistem a shows e saem com amigos virtualmente. Sendo que esses shows são de artistas reais como J Balvin, Ariana Grande e BTS, mas feito através de seus avatares exclusivamente para quem já “vive” nesse novo mundo. 

Apesar disso, o metaverso será ainda maior e mais completo quando, de fato, começar a fazer parte do dia a dia das pessoas. Pois lá, o mundo virtual e o físico realmente irão se misturar, sem a necessidade de algo físico para tornar isso real. 

Isso quer dizer que os usuários poderão comprar terrenos, casas, roupas, objetos de decoração, música, jogos e tudo mais. Os mais experts no assunto almejam que seja possível fazer uma compra no metaverso e receber em casa. Algo semelhante ao que já acontece com os e-commerces, mas com a possibilidade de experimentar sem sair de casa. 

Também cogitam a possibilidade da realização de reuniões dentro do metaverso, com todos os recursos da realidade virtual e aumentada, mas sem a necessidade de um óculos de realidade aumentada e um espaço físico para isso. O que ajudaria e muito nos tempos de trabalhos remotos e distanciamento físico. 

E como o metaverso influencia o marketing digital que conhecemos atualmente? 

metaverso
Foto de Laurens Derks no Unsplash

Por enquanto, o metaverso está sendo construído e ainda em desenvolvimento. Mas marcas como o próprio Facebook, além de Nike, Gucci e Disney já falam no interesse de marcar presença nesse novo mundo. E isso deve ganhar ainda mais espaço com o passar do tempo. 

Atualmente, para atuar no metaverso, é necessário comprar um terreno e criar o seu próprio ambiente. Essa compra é feita através de criptomoedas, mas esses terrenos podem valer bilhões de reais, com a possibilidade de alta valorização. 

Para contextualizar, antes mesmo do Facebook mudar o seu nome para Meta, as contratações para emprego relacionadas ao metaverso já estavam em cerca de 400% em 2021. Além disso, o tamanho geral do mercado deve crescer cerca de 44% nos próximos 7 anos, segundo a MarTech Series.

E nos próximos anos, o metaverso deve ser uma das principais formas de influenciar e impactar a maneira como as pessoas vivem, seja de forma profissional ou pessoal. Pois os consumidores desejam ter experiências e envolvimento com as marcas que compram. 

Os consumidores anseiam por experiências 

Nas redes sociais muitos consumidores podem dizer se gostam de algo ou não, através de comentários, votações, pesquisas e muito mais. Porém, pouquíssimas vezes podem influenciar, de fato, no conteúdo que recebem ou nos produtos lançados por suas marcas favoritas. E é isso que faz falta!

Os consumidores desejam desempenhar um papel importante na definição da marca, querem ter voz ativa e decidir como recebem o marketing. E é aqui onde o metaverso deve mudar as nossas perspectivas. 

Pois, não necessariamente, um consumidor apenas assistirá um conteúdo no metaverso, ele participará dele. Ele irá construir o seu próprio metaverso, irá decidir pelas marcas que quer que faça parte do seu universo, como fará parte e por que fará. 

Tudo isso já é possível, claro. Mas será nesse novo universo que as experiências criadas poderão ser ilimitadas e poderão misturar o real com o virtual infinitas vezes. Assim, será possível atingir os públicos de todo o funil de vendas, através de ações únicas e coesas.

O metaverso potencializa a inclusão e o engajamento do público

Desde os inícios do marketing tradicional, a intenção era fazer com que o público conhecesse e falasse mais sobre a nossa marca/produto: o famoso marketing boca a boca. E isso não mudou com o marketing digital e não deve mudar com o metaverso. Irá apenas se potencializar e mudar a forma como fazemos. 

Esse novo universo permitirá que marcas e consumidores criem conteúdos juntos e de maneiras nunca antes feitas (talvez, ainda nem descobertas). Os consumidores poderão criar seu próprio mundo, com as suas marcas preferidas e fazer a divulgação delas por si só. Além de compartilhar e envolver outros usuários de forma mais rápida e real do que uma rede social possibilita atualmente. Afinal, no metaverso as pessoas serão o centro do seu próprio mundo. E aqui é que as técnicas de marketing digital deverão se adaptar. 

Será necessário trabalhar pensando em como fazer isso acontecer para todos os clientes, em todas as etapas do funil. E aqui, em vez de atores, modelos ou artistas famosos apontando o que está em alta, será o próprio consumidor o responsável por ditar isso. 

Afinal, qual a melhor forma de fazer as pessoas se sentirem representadas na publicidade, do que destacar elas próprias dentro da experiência com a marca? 

Você vai ficar de fora?

Se voltarmos no tempo e lembrarmos de quando a televisão começou a ganhar forma e, logo após, a internet, encontraremos um ponto em comum: quem chegou primeiro “garantiu o terreno”. E embora muitas empresas já estejam garantindo o seu espaço no metaverso, ainda não é tarde demais para outras empresas. 

Ao anunciar a Meta, Mark Zuckerberg (um dos fundadores e figura pública do Facebook) disse que o prazo para o amadurecimento das tecnologias necessárias para fazer o metaverso funcionar pode levar de 5 a 10 anos. Ou seja, ainda há muito tempo para que o metaverso seja realmente uma realidade. 

Logo, ainda há muito tempo para que as possibilidades surjam e para que as ideias se concretizem. Na internet as coisas mudam com muita facilidade e rapidez, por isso, o mais importante agora é estar atento às notícias e já ir pensando em como o seu negócio pode entrar nesse novo universo. 

 

Créditos foto destaque: Julien Tromeur no Unsplash

One thought on “Você sabe o que é o metaverso e como ele pode influenciar o marketing digital?

  1. Muito boa a matéria, porém não devemos esquecer que, para “alcançar” boa parcela da sociedade é preciso a maioria tenha Internet de qualidade. O que hoje, só uma minoria possui. Outra questão é que a maioria necessitará de condições “financeiras” para adquirir os acessórios que os “incluam” neste metaverso. Ou seja, com a Internet “de baixa qualidade” oferecida à 99% da população, por que são planos “baratos” e os 99% são de “baixa renda” é “desnecessário dizer o resto. Metaverso? Só estarão lá quem poder “desembolsar” uma boa quantia. Não estou nem me referindo à compra do “espaço” apenas o “viver e atuar, comprando produtos lá “

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