6 dicas de como usar o Instagram para negócios

Instagram para negócios

6 dicas de como usar o Instagram para negócios

Atualmente há muitas empresas que usam o Instagram para negócios. Em 2017, a rede social comemorou ter mais de 25 milhões de empresas. Hoje, podemos apostar que esse número provavelmente dobrou.

Desde então o Instagram tem mostrado ser um excelente investimento para fins de marketing e a cada dia tem se fortalecido ainda mais. Pesquisas revelam que a plataforma é a mais eficaz rede social, na frente de Facebook, YouTube e Tik Tok.  

Mas usar o Instagram para negócios pode parecer assustador, principalmente se até agora você o utilizou apenas para uso pessoal. Por isso, neste artigo vamos explorar como promover sua empresa no Instagram. Confira: 

Como usar o Instagram para negócios 

Vamos nos aprofundar nas melhores seis estratégias que você pode empregar para tirar o máximo proveito do Instagram.

 

1. Agregue valor ao conteúdo

Primeiramente, é bom ter em mente que o Instagram é uma plataforma visual. Logo, para atrair um público é fundamental que você gaste tempo entregando conteúdo bem pensado e de alta qualidade. Assim será possível incentivá-los a se envolver com a sua marca.

Você não precisa apenas postar imagens do seu produto para divulgar sua marca e aumentar as vendas. Na verdade, em alguns casos, é melhor se você não fizer isso. É possível investir em memes, vídeos, histórias de clientes, cases de sucesso e muito mais.

Aliás, postar vídeos curtos atualmente é uma das melhores formas de atrair mais seguidores e engajamento para o perfil do seu negócio. Invista em lives, reels e stories

O ponto é que as marcas precisam agregar valor à comunidade do Instagram, em vez de usar a plataforma apenas para anúncios. Isso é fundamental para o seu sucesso a longo prazo.

 

2. Tenha um tema consistente

Imagine cada postagem do Instagram como uma página individual do seu site.

Embora cada postagem deva ser boa por si só, idealmente você precisará criar um tema coeso para manter a lealdade do público.

É importante notar que quando falamos em “tema”, estamos pensando nele em um sentido amplo, pois se refere a tudo, desde hashtags e legendas a fotos e vídeos. Você precisará criar um tom consistente e uma estética de feed unificada, que converse com o seu público. 

Em última análise, quanto mais específico e consistente você for com suas postagens, maior a probabilidade de atrair seu público mais autêntico.

Talvez você pense que é melhor atrair mais pessoas por meio de vários temas, mas, em última análise, apostar em um nicho específico o ajudará a criar conexões mais fortes e genuínas.

Por exemplo, se a sua empresa é de turismo, não faz sentido falar sobre maquiagem, relógios e computadores. Você precisará focar no turismo e falar apenas sobre ele, mas através de diversas abordagens. 

Instagram para negócios
Foto de Solen Feyissa no Unsplash

3. Envolva-se com o público

O engajamento com seu público ajuda seus seguidores a se sentirem valorizados e, consequentemente, mais conectados ao seu negócio.

Existem várias maneiras de interagir com seu público. Você pode responder a comentários em suas postagens, participar de fios de comentários, realizar concursos ou brindes, usar o recurso de enquetes do Instagram Stories ou deixar mensagens aos seus seguidores nos Stories, principalmente se eles postarem algo relevante para sua marca.

Uma simples legenda “marque um amigo” é uma estratégia eficaz para aumentar seu público, pois seus seguidores marcarão amigos que talvez ainda não saibam sobre você.

 

4. Considere o marketing de influenciadores

Como consumidor, você provavelmente já viu o recente influxo de influenciadores de marketing no Instagram – e por boas razões.

Segundo pesquisas recentes, mostram que o marketing de influenciadores está gerando mais resultados que o marketing experimental, SEO e outros tipos de conteúdos. 

Ao se juntar ao poder de um influenciador, que já está autenticamente conectado com seu público, o seu negócio passa a ser visto como uma fonte confiável de informações. E tudo isso através de influenciadores que podem divulgar a sua marca, deixá-la mais conhecida e impulsionar suas vendas de uma vez só. 

Apesar disso, é essencial que você faça o orçamento, pesquise quais influenciadores realmente têm alguma coisa a ver com o seu nicho e pensar que, talvez, essa estratégia traga resultados a longo prazo. 

 

5. Crie uma campanha publicitária

Há dois motivos pelos quais você pode usar os anúncios do Instagram: para divulgar a marca ou aumentar as vendas.

É fundamental que você se concentre em um objetivo ao criar uma campanha publicitária eficaz. Um anúncio do Instagram com o objetivo de vender um produto será muito diferente de um anúncio com a intenção de atrair seguidores.

Por exemplo, se você quer vender o seu produto, talvez seja melhor apostar em ações que ofereçam descontos. Por outro lado, se você quer atrair mais seguidores para o perfil do seu negócio, talvez seja melhor apostar em celebridades nas campanhas. Ou, ainda, pode investir em sorteios, brindes e posts interativos. 

Logo, para implementar uma campanha eficaz, é essencial que você decida o que espera alcançar antes de começar a criá-la. Dê uma olhada em outros perfis que usam o Instagram para negócios e considere como você pode imitá-los.

Além disso, faça testes A/B para variações do mesmo anúncio (alterando o texto, a imagem ou o público-alvo de cada versão) para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.

Quando estiver pronto para criar seu anúncio, você precisará usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Entre outras coisas, o Gerenciador de Anúncios permite restringir seu público-alvo (incluindo localização, idade e vários interesses de seu grupo demográfico ideal), escolher o objetivo do anúncio e analisar seu desempenho.

 

6. Utilize postagens compráveis

Se você estiver usando o Instagram para negócios e deseja vender produtos como joias ou roupas, por exemplo, você pode começar a vender através da plataforma mesmo. 

Assim, você pode criar postagens e marcar seus produtos/serviços para criar uma experiência de compra perfeita diretamente na plataforma. Isso gera menos atrito para seus seguidores, aumentando as chances de transformá-los em clientes.

Aqui também vale pensar que usar a estratégia de “preço no inbox” pode diminuir as chances de vendas e fazer com que a sua equipe de vendas perca tempo em algo que seria facilmente resolvido com os preços nas postagens. 

Perfil comercial para usar o Instagram para negócios 

Instagram para negócios
Foto da Georgia de Lotz no Unsplash

Com tudo isso em mente, é essencial que você tenha um perfil comercial na rede social. Visto que com esse perfil comercial você terá acesso a recursos adicionais, como Insights e a capacidade de divulgar anúncios e vender através da plataforma. 

Além disso, também é possível colocar links nos stories e adicionar informações importantes da sua empresa no perfil como: horário comercial, localização e telefone de contato. 

Juntamente com isso você também precisará de uma página no Facebook para poder fazer a gestão do seu Instagram para negócios 

Em resumo, seja qual for o seu objetivo, seja aumentar o reconhecimento da marca ou gerar mais receita, usar o Instagram para negócios é capaz de deixar você um passo mais perto de alcançá-lo. Embora nem todas as ferramentas do Instagram ofereçam um alto ROI, vale a pena tentar ver o que funciona melhor para o seu público.

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