Como criar um e-commerce de sucesso?
Como criar um e-commerce de sucesso?
Com a popularização do computador pessoal, internet e, mais recentemente, os smartphones, os negócios passaram também por uma mudança. Desse modo, aproveitaram toda essa conectividade digital para vender seus serviços e produtos e um desses resultados são as vendas virtuais. Mas afinal, como criar um e-commerce de sucesso?
A fim de responder a essa questão, preparamos este artigo para tratar sobre o tema. Acompanhe!
O que é um e-commerce?
O e-commerce (comércio eletrônico), é referente aos negócios que estruturam seus processos de venda e compra por meio da internet. Desse modo, todas as transações comerciais são feitas com uso de ferramentas online.
Segundo especialistas no assunto, é possível identificar manifestações de e-commerce ainda na década de 1970, de modo muito primitivo e utilizando a ARPANET (espécie de internet primitiva).
Contudo, o e-commerce como conhecemos só foi criado da forma como conhecemos na década de 1990, pouco depois da primeira compra ser realizada pela internet, por Jane Snowball, em 1984.
Com a criação de computadores que tornaram a internet uma ação simples, empreendedores inovadores, como Jeff Bezos, criador da Amazon, enxergaram nessa tecnologia uma oportunidade de realizar vendas de forma fácil, barata e eficiente.
Contudo, é importante destacar que o conceito de e-commerce vai muito além do que a criação de um site. Trata-se, portanto, de um empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento, relacionado de maneira intrínseca com a cultura digital.
Dessa forma, o e-commerce digitaliza integralmente dois processos básicos, venda e atendimento ao cliente. A partir desse trabalho, abre também as portas para outras automações, como controle de finanças, marketing, etc.
Assim, o e-commerce agiliza o trabalho de gestão em diferentes setores. Ademais, também tem como efeito o crescimento do peso estratégico da logística.
A importância do e-commerce dos dias atuais
O e-commerce ganha cada vez mais destaque no Brasil e no Mundo. A Amazon, pioneira do e-commerce no mundo, por exemplo, se tornou uma das empresas mais valiosas e fez de seu fundador o homem mais rico do mundo.
No Brasil, a novidade chegou poucos anos depois, em 1995, com a Booknet, considerada por muitos a primeira loja virtual brasileira. Posteriormente, muitas outras opções surgiram no país, como o Submarino, Mercado Livre, entre outros. Resultado de todo esse esforço, podemos deixar alguns números:
- O Brasil, em 2015, foi o 10º maior mercado do mundo em e-commerce;
- Faturamento do comércio eletrônico no Brasil com lucro em mais de R$ 81 bilhões;
- Black Friday de 2019 gerou mais de R$ 3,8 bilhões em compras nos e-commerces nacionais;
- As vendas nos e-commerces representaram 14% do total da venda do varejo no mundo.
No ano de 2020, o e-commerce cresceu 56,8% apenas nos primeiros oito meses do ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento, em grande parte, se deu pelo isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Contudo, também é reflexo de uma tendência global de crescimento ainda mais significativo do e-commerce.
Como criar um e-commerce de sucesso? Conheça algumas dicas
Agora que você já conhece um pouco da história e números sobre o e-commerce atual, vale conferir as principais dicas para criar um e-commerce de sucesso.
Entender o mercado e público-alvo do seu produto
O primeiro passo em entender o mercado e o público-alvo do produto (e do próprio e-commerce). Dessa maneira, é importante fazer pesquisas de mercado, saber quem são os principais concorrentes, por que as pessoas realizam compras desse produto por e-commerce e qual problema deve ser solucionado pelo seu negócio.
Sem realizar isso, seu negócio tende a caminhar no escuro. E, dessa forma, a probabilidade de errar aumenta bastante.
Garantir entregas de excelência
Um dos principais problemas do e-commerce para os clientes está na entrega dos produtos. Dessa maneira, as lojas virtuais devem garantir entregas de excelência. Atualmente, diversas transportadoras podem realizar o trabalho de entrega dos produtos de maneira bastante rápida.
As opções devem ser buscadas e pesquisadas para cada região, a fim de diminuir um dos fatores de maior desconfiança entre clientes de e-commerce e negócios dessa natureza.
Divulgação e conteúdo do produto
Não existe e-commerce sem marketing digital. Dessa maneira, deve ser realizada a divulgação do produto por meio de conteúdos digitais, adotando tanto estratégias de publicidade paga quanto outras alternativas relativas ao inbound marketing, por meio de conteúdos digitais (vídeos, textos, imagens, etc.).
Compreender os resultados
Assim como qualquer negócio, o e-commerce gera resultados. Esses resultados precisam ser transformados em dados para a partir disso serem transformados em informação. Desse modo, é necessário que se faça uma boa gestão de análise dos resultados a fim de melhorar o negócio, conhecer seus pontos fortes e suas deficiências.
Saber utilizar tecnologia e aplicar a experiência do cliente
A tecnologia deve ser utilizada para melhorar a infraestrutura do e-commerce, isto é, seu site e atendimento ao cliente. Além disso, a tecnologia deve ser utilizada para melhorar a experiência do cliente, que vai desde o interesse até uma fase posterior à compra do produto. Assim, a probabilidade de o cliente sair satisfeito da experiência de compra aumenta bastante.
E o cliente satisfeito é um cliente que possivelmente retornará a comprar no seu e-commerce.
Sendo assim, saber como criar um e-commerce de sucesso é fundamental. História, números e dicas de etapas são algumas das alternativas para esse conhecimento, mas é importante se aprofundar ainda mais por meio de pesquisa de mercado e cases de sucesso.